Colocar em pedacinhos no fundo de vasos de plantas, no lugar de pedrinhas. Usar como estofamento de almofadas (triturado). Usar como enchimento de bonecos de pano, para quem trabalha com artesanato (triturado). Reutilizar como embalagem de alimento se você for buscar comida.
A acetona pura em contato com o isopor enfraquece as ligações dessas moléculas liberando o ar que está inserido nesse polímero. Com isso, resta apenas o plástico (poliestireno) no recipiente. Concluindo que somente a acetona pura é capaz de derreter o isopor, voltando ao seu estado original.
Agora é possível derreter isopor com acetona de farmácia!!!
O limoneno – ver referência [1] – é um hidrocarboneto de origem vegetal, um óleo biodegradável que tem estrutura molecular semelhante ao isopor. ... Quando o limoneno entra em contato com o isopor, dissolve-o e mistura-se a ele, como pode ser visto na foto inicial do artigo. E podemos facilmente comprovar este efeito.
Afinal, ele não se parece com nenhum material que destinamos à reciclagem, seja papel, plástico ou metal. No entanto, não se deixe enganar pela aparência! O IsoporⓇ é, sim, reciclável, e deve ser jogado na lixeira dos plásticos.