A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
A Geografia possibilita compreender não só as relações sociais mas também os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e como esses fenômenos afetam a população. Por meio dessa compreensão, podemos observar as diferenças entre os povos, sua localização, suas diferenças sociais, econômicas e políticas.
A Geografia tem grande importância na formação do cidadão, visto que seu objeto de estudo é o espaço. Este se constitui como político, cultural, social, como também físico. É, ao mesmo tempo, concreto e abstrato. É, enfim, dialético.
Os objetivos e utilidades da Geografia
Estudar o espaço geográfico pode ser útil para desvendar e entender os problemas socioespaciais. Resumindo, a importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.
O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida. Gandini (1990, p. 150) diz que: “o espaço reflete a cultura das pessoas que nele vivem de muitas formas e, em um exame cuidadoso, revela até mesmo as camadas distintas dessa influência cultural”.
33 curiosidades que você vai gostar
Outro exemplo de como podemos encontrar a Geografia em nosso dia a dia é perceber o envelhecimento populacional. Isso porque a Geografia humana estuda a demografia e os impactos que o crescimento da população idosa pode ter na economia, na ocupação territorial ou no mercado de trabalho.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN s) a educação tem o papel de contribuir para a formação da cidadania. E a Geografia que tem como objeto de estudo o espaço geográfico, e este é o resultado da produção da sociedade ao longo da história, vincula a disciplina geográfica a ideia de cidadania.
A Geografia como ciência que estuda o espaço é de grande importância para a formação do cidadão. Os objetos de estudo se subdividem em político, social, cultural e também, físico, sendo, portanto de grande importância por mostrar ao aluno parte de sua realidade.
A Geografia tem participação direta na formação do aluno, é através dela que o aluno, ao longo de sua trajetória no ensino básico, consegue desenvolver o seu senso crítico e tornar-se um indivíduo reflexivo, além de conhecedor do espaço em que ele convive.
Feita matéria escolar, a Geografia contribui para o educando situar-se no mundo, compreender a organização desse espaço e identificar os tipos de intervenção que a sociedade executa na natureza, com vistas a buscar explicações sobre a localização e a relação entre os fenômenos geográficos.
Envolver a Geografia no aprendizado das crianças é fundamental, pois através dessa ciência as crianças aprendem noções de espaço e tempo e com isso aprendem a conhecer o lugar onde vivem e como nos situamos e nos orientamos no espaço.
Assim, a Geografia na Educação Infantil pode ampliar na criança o desenvolvi- mento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-la no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida (SILVA; CABÓ, 2014).
A identidade se constrói a partir das dinâmicas estabelecidas entre a sociedade e a natureza, com a capacidade de transformar o espaço geográfico. ... Essas habilidades são obtidas através da observação, da pesquisa, construindo conhecimentos sobre o espaço geográficos e alunos atuantes e m todo o processo de aprendizagem.
“História, assim como a Geografia, leva os alunos à reflexão, refletir muito sobre seu espaço, entender de que forma ele atua na sociedade, de que forma ele passa a atuar. É extremamente importante pois leva o indivíduo a ser mais crítico, pensar sobre seu espaço, refletir sobre este espaço.”
Portanto, a Geografia serve para ajudar o discente a desvendar o mundo pelo método de análise e investigação procurando formar um cidadão participativo, levando a conhecer a organização do espaço local, nacional e mundial, bem como as inter-relações , enfim entender a sociedade como um todo, despertando a sua ...
O que é Geografia:
Geografia é uma ciência que estuda o espaço humano em suas várias vertentes: física, biológica e humana. A geografia também estuda a relação entre os aspectos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.
Neste sentido, a Geografia Escolar tem papel fundamental na formação do cidadão, visto que deve potencializar a criticidade dos indivíduos, de modo a torná-los seres pensantes , com capacidade de construir competências que lhe permitam uma análise do real, tornando evidentes as causas e os efeitos, a intensidade, a ...
A Geografia nas séries iniciais deve permitir que o aluno compreenda e saiba fazer a leitura de mundo criticamente, percebendo a sua relação com o meio em que vive, e contemple conteúdos significativos, que fazem parte do cotidiano deste aluno.
Nos anos iniciais o ensino da Geografia é importante, pois proporciona para os alunos a aproximação e conhecimento da natureza e sociedade, garantindo assim que ele possa saber mais sobre o meio ambiente que está inserido.
Passe filmes, documentários, gravações de acontecimentos reais como desastres e fenômenos da natureza. Peça para que os próprios alunos recordem em seus celulares ou máquinas fotográficas aquilo que observarem ao seu redor e que tenha a ver com o que está sendo ensinado.
Na Educação Infantil é importante que a Geografia seja transmitida pelo educador com a utilização de metodologias, como já foi mencionado, na utilização das atividades lúdicas, nos jogos e brincadeiras, para que a criança assimile de maneira atrativa as noções básicas de lateralidade, espaço, tempo e etc.
O ensino de Geografia tem por objetivo desenvolver o raciocínio crítico, para que os alunos tenham a possibilidade de perceber, de forma coerente e real o mundo à sua volta.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
O ensino de Geografia deve se desenvolver impulsionado pela sensibilidade e pela urgência de aliar o conhecimento científico e tecnológico a uma nova perspectiva de produção material da vida, pautado no respeito aos seres humanos e à natureza, e principalmente, vinculado a vivência dos estudantes e seu entorno.
Objetivos Específicos
Compreender a origem e evolução da Terra. Entender a dinâmica da Terra (Tectônica de Placas e Deriva Continental). Identificar e localizar os diferentes continentes e oceanos presentes no planeta Terra. Identificar as principais formas de relevo e sua formação.
Quanto tempo deixar o colchão no sol?
Quanto o AgZero paga por indicação?
Qual é a utilidade do basalto?
Como saber em qual creche saiu a vaga SP?
Como isolar o som que vem de fora?
Quando a mãe tem o sangue negativo?
Como faço para engravidar de propósito?
Qual o tipo de anestesia para cirurgia de ombro?
Quantas vezes o funcionário pode ir ao médico?
Onde o perito criminal trabalha?
Quantas marcas de cervejas existem?
O que é sensação de morte iminente?
Quais são os tipos de reconhecimento de firma?
Quanto está o curso de Psicologia na Estácio?