As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
Os seres vivos são organismos que possuem um conjunto de elementos existentes em sua composição, que não existem na matéria bruta, sem vida. Para serem considerados seres vivos estes organismos compartilham importantes características em comum, que se desdobram em outras, de acordo com sua complexidade.
Seres vivos são organismos que reúnem características indispensáveis que permitem distingui-los dos seres não vivos. Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular.
Assim sendo, por não possuírem células, muitos afirmam que os vírus não são seres vivos. Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica. Assim sendo, os vírus não são capazes de respirar e alimentar-se, por exemplo.
Os seres vivos, organizados em níveis de classificação, são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Eles são formados por uma (unicelulares) ou mais células (pluricelulares), necessitam de alimento para sobreviverem, reagem à estímulos, respiram e possuem metabolismo.
15 curiosidades que você vai gostar
Nesse sentido, os vírus são um exemplo clássico da dificuldade de estabelecer algo como "vivo" ou "não vivo". "Eles não são células, não têm metabolismo e são inertes desde que não encontrem uma célula", diz Patrick Forterre, microbiologista do Instituto Pasteur, em Paris, na França.
O vírus bacteriófago é um vírus que parasita apenas células bacterianas. Como não possuem metabolismo fora de uma célula, muitos autores não admitem que eles sejam considerados seres vivos. Outros pesquisadores, por outro lado, consideram-nos vivos porque eles podem duplicar-se e apresentam variabilidade genética.
Os vírus de DNA tipicamente se replicam no núcleo da célula hospedeira e os vírus de RNA normalmente se replicam no citoplasma. Mas alguns vírus de RNA de fita simples e senso (+), denominados retrovírus, usam um método muito diferente de replicação.
Se um vírus penetrar no nosso corpo, o organismo defende-se através de variedades distintas de glóbulos brancos, como os linfócitos, que são capazes de atacar e destruir as células infectadas. Para além disso, podemos criar imunidade para determinados vírus com a administração de vacinas.
O que é parecer técnico segundo a NBR 14653?
Quantas faltas reprova na prova do Detran?
Quais são os nomes dos anjos caídos?
Como as pessoas morreram em Hiroshima?
O que os Orixás usam no rosto?
Como calcular erro de calibração?
O que precisa para se tornar um bom cozinheiro?
Como lidar com uma pessoa que é Fria?
Qual a diferença da coisa julgada formal e material?
Porque não fazer seguro em cooperativa?
Como preencher corretamente o DUT?
O que é o exame de impedanciometria?
Para que serve Xaxará de Omolu?
Quantos cv aumenta o turbo no trator?
Quais os principais tipos de poluição do solo?