O transistor MOSFET (acrônimo de Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor, ou transistor de efeito de campo metal - óxido - semicondutor - TECMOS), é, de longe, o tipo mais comum de transístores de efeito de campo em circuitos tanto digitais quanto analógicos.
Na prática, a tecnologia MOSFET é utilizada para amplificar o sinal enviado pela unidade principal para alimentar os alto-falantes de equipamentos eletrônicos, resultando em maior potência do som produzido.
Para aplicações comuns de corrente contínua e áudio geral, a escolha não é crítica porque normalmente transistor equivalente deve ter as seguintes características: Ser do mesmo tipo, NPN, PNP, FET de canal N ou FET de canal P. – Ter a máxima corrente de coletor igual ou maior que o original.
Aplicações de MOSFET
Um MOSFET, comparado com outros dispositivos semicondutores de potência (IGBT, Tiristor...), tem como vantagens a alta velocidade de comutação e boa eficiência em baixa voltagem. Compartilha com o IGBT uma ponte isolada que torna mais fácil sua condução.
Mas não basta olhar este parâmetro e a corrente de dreno (ID) que também é importante, sem dúvida. Outro parâmetro fundamental na escolha de um MOSFET é a resistência dreno-supridouro (on) simbolizada por Rds (on) a qual está sempre relacionada com a tensão gate-supridouro como vemos abaixo no recorte da segunda página do data sheet.
Dependendo da polaridade dos materiais semicondutores usados podemos ter MOSFET de canais N ou P, conforme mostram os símbolos da figura 3. Tipos de MOSFET.
MOSFET é a abreviação de Metal-Oxide-Semiconductor Field Effect Transistor ou Transistor de Efeito de Campo de Óxido de Metal Semicondutor. Na figura 2 temos uma estrutura simplificada de um MOSFET. A estrutura de um MOSFET. Uma fina película de óxido de metal isola a região de comporta da região do canal que liga o dreno à fonte.
Levando-se em conta que os MOSFETS são bastante sensíveis as descargas estáticas, o manuseio deve ser feito com muito cuidado no sentido de não se tocar na comporta sob pena de danificar de modo irreversível o componente.
Qual é a função sintática do pronome se na frase?
É possível retificar a forma de tributação na DCTF?
Como saber se é fungo ou alergia?
Qual cor de luz espanta mosquito?
O que é preciso para ser Tarologa?
Quantas latas de cerveja vem em uma caixa?
Como descartar a caixa de Perfuro-cortante?
Quais foram os três grandes marcos da genética?
Como que começa o câncer de pele?
O que é necessário para um projeto?
Qual a cor preferida de Iemanjá?
O que quer dizer ser justificado?
Qual a função da vitamina D no fígado?
Quais os principais produtos do extrativismo vegetal da Região Norte?