Apesar do ouro e da prata serem metais de qualidade, alguns factores influenciam na oxidação desses metais, pois tendem a sofrer reacções quando entram em contacto com oxigénio, suor, água salgada e produtos químicos.
Os produtos químicos, como o cloro, podem estragar as joias de ouro de uma forma irreversível. Assim, ao lidar com produtos de limpeza, tire a peça. Por outro lado, o álcool em gel não danifica a peça, às vezes tira um pouco o brilho (que pode ser recuperado), mas não estraga.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Por que a aliança de ouro escurece? Os metais em geral costumam escurecer devido a uma reação química bem comum, chamada oxidação. O ouro é considerado um metal nobre justamente por ser mais resistente à oxidação, mas mesmo o rei dos metais pode oxidar com o passar do tempo.
então, vamos lá ao passo à passo:Limpe bem a joia com uma flanela.Aplique duas ou três gotas de vinagre.Observe a cor da peça.Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.
44 curiosidades que você vai gostar
O ácido úrico, ou melhor dizendo, o suor, é um desses agentes químicos que fazem a joia escurecer.
A boa notícia é que o processo de oxidação é facilmente reversível. Basta dar um polimento e sua joia recupera novamente o brilho. Casos leves de oxidação podem também ser revertidos em casa (esfregando na joia uma flanela com pasta de dente, por exemplo).
Prepare uma pasta com duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio; Retire a joia da água e com a ajuda de um pano, esfregue a peça; Tenha cuidado para não danificar o ouro; Pronto!
Torça a corrente em suas mãos para um lado e depois para o outro. Se seu brilho aumentar e diminuir enquanto a torce, ela é banhada e não de ouro maciço. O ouro é constante em toda a corrente maciça verdadeira, por isso não deve haver variações de brilho ou cintilação ao longo dela.
A joia de ouro branco contém 75% de ouro e os 25% restantes de metais brancos como prata, paládio e outros. A produção de joias é regida por norma técnica internacional que estabelece o termo ouro 18K para joias que contém o teor mínimo de 75% de ouro. Isto porque o ouro puro 100% é considerado ouro 24K; 18/24 dá 75%.
A maneira mais prática de limpar a sua joia em prata é utilizando creme dental, o flúor presente na pasta é um excelente para dissolver a camada escura na peça. Utilize uma boa quantidade de creme dental, espalhe utilizando os dedos e com um papel higiênico tire o excesso e enxague em água, secando bem logo em seguida.
A jóia escurece porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. Ele aparece devido à reação da prata com compostos de enxofre existentes no ambiente, geralmente gases. Um desses compostos é o gás sulfídrico que aparece quando há algo em putrefação.
Além de sugerir que os acessórios sejam conservados dentro de caixinhas revestidas com saquinhos de veludo ou tecido, o profissional indica um truque para impedir o problema: Para evitar o escurecimento e acabar com a umidade, coloque pequenos pedaços de giz junto com as peças.
Um exemplo claro de oxidação em metais nobres como o ouro abaixo de 9k é o escurecimento que apresentam quando estão expostos a água ou ar por um longo período de tempo, que faz com que as Jóias absorvam a umidade corroendo a superfície causando o escurecimento.
Peças que são usadas diariamente também tendem a se desgastar mais rapidamente porque muitas vezes entram em contato com o mundo exterior e elementos que podem causar danos. Em média, as joias folheadas a ouro podem durar cerca de dois anos antes que o folheado a ouro comece a manchar e se desgastar.
Uma reação verde indica que seu objeto é um metal base ou folheado a ouro. Uma reação da "cor do leite" indicaria um material de prata folheado a ouro. Se não houver reação, então é provável que você esteja lidando com ouro real.
Evitar contato com produtos químicos e de limpeza, principalmente o cloro, que danifica o ouro.
De acordo com especialistas, o álcool gel não danifica de forma alguma as joias feitas em ouro 18k, inclusive as joias com diamantes. O que pode acontecer, é que com o passar do tempo e o uso frequente do álcool gel, haja um acúmulo maior de sujeira em sua aliança ou anel de noivado.
Aço inoxidável. O aço inoxidável é um material que não é encontrado na natureza. É uma liga manufaturada, usada pelos fabricantes de acessórios por ter diversas vantagens. Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.
Tem dois produtos que são fundamentais para a limpeza do dourado, eles são: bicarbonato de sódio ou sabão/detergente de coco. Eles são essenciais para você limpar suas peças sem danificá-las.
2. Limpar ouro com Detergente de Coco ou neutro. O detergente neutro é bom, mas o de coco é ainda melhor, pois ele consegue ser ainda mais neutro. Basta colocar a peça em uma vasilha com água e algumas gotas do detergente, deixando-as de molho por 15 minutos e depois esfregar com uma escova de dente com cerdas macias.
Encha uma tigela com água, coloque os colares, pulseiras, anéis e brincos, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó e mexa com as mãos (esfregando de leve as bijuterias). Deixe os itens de molho por 12 horas (o ideal é deixar pernoitar) e, depois, é só tirar os itens e secar com um pano.
Corrente de ouro: misture algumas gotas de detergente neutro com água com gás – o gás ajuda a remover manchas difíceis – e deixe a corrente me molho de cinco a dez minutos. Use uma escova de cerdas macias para esfregar a peça, mas não use força para não arranhar e amassar sua joia.
Encha o recipiente com 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; Coloque um pedaço pequeno de papel alumínio dentro da água; Acrescente também seus objetos de prata; Deixe de molho por alguns minutos e em seguida retire-os, lave em água corrente e seque bem.
Quando a intensidade do cobre aumenta, começamos a chegar nos tons de ouro rosa (ainda com a presença da prata) e ouro vermelho (normalmente conseguido apenas com a mistura do ouro e cobre). Já ouro branco é obtido a partir da mistura de 75% de ouro puro (24 quilates) com 25% de ligas brancas, como a prata e o paládio.
Qual a altura que deve se colocado de concreto em cima da laje?
O que preciso para trabalhar embarcado?
Como tirar mancha de suco de maracujá de roupa branca?
Quais são os três pilares do IDH?
Como identificar o pedido é a causa de pedir?
Qual país tem mais médicos no mundo?
Quando vai ser pago Os precatório 2022?
Quais eletrodomésticos mais gastam energia?
Quantos astronautas a Nasa tem?
Para que serve colocar o nome da pessoa no pé?
O que significa o conceito aplicado de saúde?