Outra característica da Psicose é que, diferente do que acontece com indivíduos com outras estruturas mentais, a própria pessoa acaba revelando, ainda que de forma distorcida, os seus sintomas e distúrbios. Na Paranoia trata-se do outro que o persegue.
Em comum, as anomalias que se caracterizam como psicose têm entre seus sintomas delírios, alucinações, catatonia, desorganização do pensamento, abulia e agitações de caráter. A pessoa que sofre de delírios, por exemplo, inventa histórias que não condizem com a realidade, sem que tenha consciência disso.
Pode se referir a qualquer distúrbio mental que tenha origem física ou emocional. Sua característica é a perda de contato com a realidade. Normalmente o psicótico não percebe que perdeu por completo a noção do pensamento, percepção ou julgamento. A psicose é denominada “loucura” ou comportamento de “louco”.
Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências.
Para Freud, a neurose é resultado dos conflitos entre o ego e o id, ao passo que a psicose diz respeito ao conflito entre o ego e o mundo externo. Nesses conflitos, tanto para a neurose quanto para a psicose, haverá perdas; porém, perdas diferenciadas.
37 curiosidades que você vai gostar
Conceito médico
A psicose, para a medicina, se traduz como uma síndrome neurológica, em que algumas partes do cérebro não estão funcionando normalmente, geralmente associada à ação de um neurotransmissor nessas áreas, chamado dopamina.
O mecanismo de defesa dessa estrutura é conhecido como foraclusão ou forclusão. O psicótico encontraria fora de si tudo que exclui de dentro. Nesse sentido, ele incluiria para fora os elementos que poderiam ser internos.
Com isso, entende-se que a psicose é a alteração da percepção da realidade e ela faz parte da esquizofrenia, a principal classe de patologia dos transtornos psicóticos. O paciente psicótico ou esquizofrênico, normalmente, não tem capacidade funcional para procurar um médico.
A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).
Como identificar uma embolia pulmonar?
Em qual das orações aparece um predicativo do objeto?
Como tratar fissuras nas partes íntimas?
Como saber se a palavra é com s ou com z?
Como localizar dispositivos na rede?
Como identificar se é menino ou menina pela barriga?
Como responder uma declaração de amor não correspondido?
Quais os tipos de Adverbios e exemplos?
Como oferecer fígado para cachorro?
Qual é o sobrenome de um nome composto?
Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 750?
O que é preciso para ser um bom psicólogo?
Como saber se é menstruação ou sangue na urina?
O que é ajuste anual ou exclusiva na fonte?
Como saber se já sou alcoólatra?
Como é que os Estados podem diminuir a pobreza?