As causas da Alcalose determinam o seu tipo, sendo eles: Alcalose metabólica: Causada por existir perda excessiva de substâncias ácidas e ganho excessivo de base. Alcalose respiratória: Acontece quando o nível de dióxido de carbono (CO2) está baixo no sangue. Provocada por crises de ansiedade ou estresse.
A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).
Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO3−), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco2); o pH pode estar elevado ou quase normal. Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia.
Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45.... Acidose e alcalose são estados anormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue.
A alcalose respiratória é normalmente causada quando há uma respiração mais profunda e acelerada que o normal, e isto pode surgir em diferentes situações:
Alcalose de contração - Resulta de uma perda de água no espaço extracelular que é pobre em bicarbonato, tipicamente através do uso de diuréticos. Já que a água é perdida enquanto o bicarbonato é retido, a concentração de bicarbonato aumenta o pH sanguíneo.
Algumas situações que podem levar à acidose respiratória, são elas: asma, pneumonia, enfisema, inalação de fumaça, ingestão de drogas, bronquite, alterações no sistema nervoso central, lesão no sistema respiratório e obstrução das vias aéreas.
A principal forma de confirmar a alcalose respiratória é através de um exame de sangue chamado gasometria arterial, em que é possível verificar os valores de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, assim como o pH.
Alcalose de contração - Resulta de uma perda de água no espaço extracelular que é pobre em bicarbonato, tipicamente através do uso de diuréticos. Já que a água é perdida enquanto o bicarbonato é retido, a concentração de bicarbonato aumenta o pH sanguíneo.
Na alcalose respiratória, ocorre uma compensação renal através de pouca excreção de H+, que fica na corrente sangüínea e tampona o excesso de bicarbonato. E a alcalose metabólica é compensada por hipoventilação - ou espirometria em circuito fechado (respirar num saco de papel).
Alcalose é o estado em que os fluídos do corpo ficam muito alcalinos, com pH superior a 7,45. Entenda as causas e sintomas da alcalose.
Nos casos em que o pH do sangue arterial fica acima de 7,4, temos um quadro de alcalose. O risco de morte com relação à alcalose ocorre se o pH atingir valores acima de 7,8. A alcalose pode acontecer também quando alpinistas, por exemplo, atingem altitudes muito elevadas.
Entre as complicações da alcalose não tratada podem surgir arritmias, coma ou o desequílibrio eletrolítico, causando a hipocalemia, por exemplo.
O principal efeito da alcalose é a hipersensibilidade do SNC e SNP. Os nervos ficam extremamente excitáveis e estímulos normais geram potenciais de ação que resultam em contrações musculares. Desse modo, os músculos se encontram enrijecidos, quadro denominado tetania.
Faz quantos anos que o Tiago Leifert apresenta o BBB?
Quem teve contrato suspenso recebe PIS 2021?
Como faço para conseguir a medalha milagrosa?
Como recuperar o acesso à tua conta no Facebook?
Como deixar cabelo cacheado loiro?
O que fazer quando não recebi o código do WhatsApp?
Qual horário do comércio em Londrina hoje?
Como faço para registrar um documento em cartório?
Porque o dinheiro diminuiu no Tesouro Direto?
Como fica o abono de férias com a reforma trabalhista?
Como instalar o driver da Huion?
É normal ficar um caroço no local da vasectomia?
O que acontece quando o Tamagotchi morre?
Como fica o alimento para poder passar o sangue?
Quando as manchas da dengue aparecem?
Como ocorre o controle da pressão arterial pelo sistema renina angiotensina aldosterona?