O desmatamento e a degradação florestal são atividades que emitem gases causadores do efeito estufa (GEE), sobretudo gás carbônico (CO2), que causam a mudança do clima. ... O desmatamento e as queimadas afetam também o clima local reduzindo a umidade nas áreas atingidas e podendo afetar o fluxo das chuvas no território.
Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.
De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.
De toda forma, é importante perceber que, caso o processo de destruição da floresta amazônica continue ocorrendo, haverá um grande impacto nas chuvas do Brasil, gerando alterações climáticas de todas as ordens, como o aumento das temperaturas e a ocorrência mais frequente de secas rigorosas.
Consequências do desmatamento
Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:
O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação, que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva.
Aqui, podemos identificar dois problemas sociais: o genocídio (extermínio deliberado de uma comunidade) de indígenas e o fator cultural, considerando a ligação ritualística e social que esses povos têm com o local onde vivem.
A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas locais. Prejudica a visibilidade nas rodovias provocando acidentes de trânsito. A prática das queimadas aumenta a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as alterações climáticas.
Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
O aumento do desmatamento na Amazônia alcançou proporções alarmantes. O desmatamento da Amazônia tem provocado um grande pesar no mundo todo.
Esse desmatamento é associado ao avanço do agronegócio. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em 15 anos, o desmatamento do Cerrado foi superior ao praticado na Amazônia.
Com relação ao Brasil, Paulo Barreto, engenheiro florestal da Imazon, apontou algumas medidas necessárias para conter o desmatamento. Confira alguns exemplos:
A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a ...
Para que serve validar identidade no PicPay?
Quanto pesa um filé de frango cru?
Como configurar teclado para sugerir palavras?
Quanto tempo fica um sargento do Exército?
Quanto custa para fazer a prova do TOEFL?
Qual dos papas teria ordenado a venda das indulgências?
O que dar para cachorro com pedra no rim?
Qual a potência ideal para uma furadeira?
Como funciona a medida provisória de suspensão do contrato de trabalho?
Como colocar legenda na TV aberta?
É normal a tatuagem descascar com 2 dias?
Quem toma remédio pode tomar açaí?
Como tirar marcas de piso laminado?
Como resolver acessorio não compatível iPhone?
Quanto custa um curso de técnico em radiologia?