O desmatamento e a degradação florestal são atividades que emitem gases causadores do efeito estufa (GEE), sobretudo gás carbônico (CO2), que causam a mudança do clima. ... O desmatamento e as queimadas afetam também o clima local reduzindo a umidade nas áreas atingidas e podendo afetar o fluxo das chuvas no território.
Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.
De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.
De toda forma, é importante perceber que, caso o processo de destruição da floresta amazônica continue ocorrendo, haverá um grande impacto nas chuvas do Brasil, gerando alterações climáticas de todas as ordens, como o aumento das temperaturas e a ocorrência mais frequente de secas rigorosas.
Consequências do desmatamento
Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:
O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação, que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva.
Aqui, podemos identificar dois problemas sociais: o genocídio (extermínio deliberado de uma comunidade) de indígenas e o fator cultural, considerando a ligação ritualística e social que esses povos têm com o local onde vivem.
A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas locais. Prejudica a visibilidade nas rodovias provocando acidentes de trânsito. A prática das queimadas aumenta a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as alterações climáticas.
Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
O aumento do desmatamento na Amazônia alcançou proporções alarmantes. O desmatamento da Amazônia tem provocado um grande pesar no mundo todo.
Esse desmatamento é associado ao avanço do agronegócio. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em 15 anos, o desmatamento do Cerrado foi superior ao praticado na Amazônia.
Com relação ao Brasil, Paulo Barreto, engenheiro florestal da Imazon, apontou algumas medidas necessárias para conter o desmatamento. Confira alguns exemplos:
A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a ...
O que mudou o rumo da Inglaterra na Segunda guerra?
Quanto tempo dura um deck de pinus tratado?
Como ficou a Índia após sua independência?
O que causa micose nas nádegas?
Qual era a situação da economia dos EUA após a Primeira Guerra Mundial?
Por que a língua branca pode ser causada?
Quanto tempo demora para cicatrizar a córnea?
Como fazer um relacionamento dar certo depois de uma traição?
Porque a Lenda de Korra é tão odiada?
Como faço para rodar jogos antigos no Windows 7?
Como estar sempre bonita e arrumada?
O que é necrose da cabeça femoral?
Quantos graus está marcando hoje no Rio de Janeiro?
Quais doenças podem ser causadas por protozoários?
Qual a idade que fica de maior?
Como curar uma lesão no tornozelo?
O que fazer para ficar mais ligado?
Como tratar Mycoplasma em ratos?