Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);
Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.
Esse fenômeno acontece nas Ilhas Lofoten entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro a cada ano - deve ser uma época meio ruinzinha para turistar, né, já que está sempre meio escuro, com pouquíssimas horas de luz por dia!
A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período. O acontecimento não significa, entretanto, que a região ficará mergulhada na escuridão total até janeiro do próximo ano.
Por lá, em algumas épocas do ano, o sol não se põe e é como se o dia “não tivesse fim”. Este fenômeno é chamado de sol da meia-noite e, na Noruega, Finlândia e Groelândia, virou até atração turística.
44 curiosidades que você vai gostar
Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita faz com que a luz solar incida quase perpendicularmente sobre os pólos, durante seis meses de cada ano. […] O fenômeno ocorre nas proximidades dos pólos terrestres, durante o verão, quando o Sol pode ser visto 24 horas por dia.
Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite.
A noite polar ocorre quando dura mais de 24h. Isto acontece apenas no interior dos círculos polares. O fenômeno oposto, o dia polar, ou o sol da meia-noite, ocorre quando a estrela solar permanece acima do horizonte por tempo além de um dia.
A noite polar
O fenômeno da penumbra prolongada é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem sol. No caso de Utqiaġvik, serão muito mais de 24 horas - as pessoas vão passar 65 dias no escuro.
Compartilhe: Uma cidade do Alasca disse adeus à luz do dia pelos próximos dois meses. O sol nasceu e se pôs em Utqiagvik, Alasca, anteriormente conhecido como Barrow, pela última vez na quinta-feira (19) por um período de mais de 60 dias.
Um dos fenômenos mais impressionantes da Noruega é o chamado sol da meia noite. Ele ocorre no verão, no norte do círculo polar Ártico, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia durante vários meses.
Perto do solstício de verão, o sol brilha continuamente durante 24 horas se o tempo estiver bom. Quanto mais perto estiver o local dos polos, maior é a quantidade de dias do ano com luz contínua. O contrário acontece no inverno com a “noite polar” a prolongar-se por 24 horas.
Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.
O fenômeno ocorre ao norte o Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, durante o verão, quando o sol fica visível por 24 horas nos lugares que fazem parte da região. Veja! A Noruega se destaca, especialmente entre abril e agosto, como a terra do sol da meia-noite.
Barrow, Alasca. Durante os 30 dias do inverno local a cidade fica na mais completa escuridão. Neste período boa parte dos moradores viaja rumo ao sul, mas neste ano a cidade recebeu a visita de seres estranhos: um grupo de vampiros, que pretendem se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais.
O finlandês enfrenta todo os anos um longo período de escuridão entre meados de novembro até a metade de janeiro. A cidade mais ao norte do país tem 56min de luz e nós aqui no sul, mais sortudos temos 6h de claridade. Amanhece às 9:30 e lá pelas 15:30 já está tudo escuro.
Já no pólo norte, são os meses de abril a setembro agraciados com o Sol da Meia-noite. Portanto, é no Círculo Polar Antártico (sul do planeta Terra), que acontece a noite polar. Ou seja, estes dois lugares têm seis meses de escuridão, bem como outros seis meses de luminosidade completos.
A duração da claridade e sua intensidade variam, podendo durar por um (em cidades mais distantes) ou até mesmo 180 dias (no Sul do Polo Norte). O prolongamento do Sol da Meia-Noite é maior quanto mais próximo dos polos e mais distante do Equador está a região onde incide a luz.
A Noruega é a terra do sol da meia noite na zona do Cabo Norte com 24 horas de luz por dia a partir de meados de maio até o final de julho, durante o qual o sol nunca põe-se. Inversamente há longas noites de inverno do final de novembro até ao final de janeiro, durante o qual o sol nunca sobe-se acima do horizonte.
Que horas escurece na Noruega no inverno? Dezembro é o mês no qual os dias são mais curtos, em algumas cidades o sol nem chega a nascer e, em outras, o pôr do sol acontece aproximadamente às 15h30, já em fevereiro é possível aproveitar aproximadamente mais 3 horas de sol se comparado aos demais meses de inverno.
À noite e no fim da tarde, é comum os moradores de Alta deixarem as velas acesas. Próximo ao meio-dia, pode-se acender uma lâmpada cuja luz é muito forte, item muito comum nas casas acima do Círculo Polar Ártico. Porém, ficar dentro de casa na noite polar não adianta.
Como funcionam as rotas dos Correios?
Quanto custa uma revitalização de pintura automotiva?
É normal sentir ciúmes do filho do namorado?
Quando você quebra um contrato de aluguel?
Como funciona revisão de tributos?
Como tratar a areia contaminada?
Quanto ganha uma consultora Tupperware?
Como faço para fazer a prova de reclassificação?
Como tratar areia de praia para aquário?
Como funciona uma Roda-gigante estaiada?
Como tratar a tristeza parasitária bovina?
Qual é o mecanismo de ação dos fármacos utilizados no tratamento do transtorno do pânico?