As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... "A partir do século XIX, os imigrantes europeus e asiáticos temperaram essa base portuguesa, surgindo o atual conjunto de sotaques", diz o professor Ataliba.
Segundo as teorias científicas mais recentes, a aptidão para a linguagem é inata. A criança nasce com seu repertório linguístico “zerado” em termos de vocabulário, sintaxe e pronúncia, mas traz do berço módulos cerebrais que lhe permitem preencher esses vazios.
Dialeto neutro
Dialeto Neutro Sotaque Neutro, Padrão | |
---|---|
Falado em: | Todo o território do Brasil |
Região: | Geralmente usado nos meios de comunicação em massa, por profissionais da voz, mas também usado em algumas regiões urbanas brasileiras e em cursos de português para estrangeiros |
Total de falantes: | sem números exatos |
De maior importância, o sotaque não somente torna acessível a categorização endogrupo-exogrupo, como também permite aos indivíduos avaliarem a extensão na qual a “qualidade avaliada do sotaque” se ajusta à maneira de falar mais desejável socialmente.
O tamanho do território brasileiro e o isolamento geográfico de algumas regiões contribuem para que haja jeitos tão diferentes de falar o português Brasil afora. Além desses fatores, o passar do tempo e a influência de imigrantes, desde a época da colonização, também moldaram os sotaques brasileiros.
Como se não bastasse, os índios que já viviam aqui falavam inúmeras línguas. Mais tarde, chegaram os africanos e depois vieram imigrantes – e até colonizadores – de outros países europeus. Cada região do país foi assimilando diferentes elementos dessas fontes, resultando nos diferente sotaques e dialetos.
Qual é o sotaque mais feio do Brasil?
O sotaque carrega traços da identidade das pessoas, traços que envolvem fatores afetivos e sensação de pertencimento a um determinado grupo. O sotaque estrangeiro se deve, sobretudo, à influência dos sons da língua materna do falante no sistema da língua estrangeira que ele aprendeu.
O mais feio é o nordestino disparado, seguido pelo carioca. Carioca e Nordestino, não tem pior. E de gente do sul, que além de ter sotaque, conjuga o verbo errado e acha que é chique. E de gente do sul, que além de ter sotaque, conjuga o verbo errado e acha que é chique.
Sotaque Carioca é o oficial do Brasil.
Apesar das diferenças, é importante observar que não existe um sotaque melhor ou pior, nem mesmo um jeito de falar que seja mais bonito ou mais feio: os sotaques fazem parte de nossa identidade e é um dos fatores que tornam o povo brasileiro tão expressivo e rico culturalmente. Por Luana Castro Graduada em Letras
Treine ao menos cinco dias por semana. Corretamente diz o ditado “A prática leva à perfeição”; sem passar por uma conscientização voluntária de como você fala, não será possível transformar seus hábitos discursivos. Reserve algum tempo do dia, cinco vezes por semana, e trabalhe seu sotaque por 15 a 30 minutos.
Em São Paulo, cuja imigração italiana foi intensa, o sotaque lembra muito a prosódia (estudo da correta emissão das palavras) do idioma italiano. No Rio de Janeiro, encontramos o sotaque que mais se assemelha com o sotaque do português de Portugal, já que a cidade foi sede da corte portuguesa entre 18.
Como se formam os divertículos?
Como entrar em contato com o presidente da República?
Como ter um corpo bonito aos 40 anos?
Como ocorre o processo de dupla fecundação Nas angiospermas?
Quando começa as aulas nas faculdades em 2021?
Como ocorre a determinação dos preços em um mercado em concorrência perfeita?
O que vem a ser quesito impertinente?
Como cancelar a pensão alimentícia após os 18 anos?
Quais são as características que podem ser transmitidas dos pais para os filhos?
Como é feita a divisão da História?
Como entrar em um servidor no Minecraft pelo PS4?
Como são classificados os bens acessórios?
Como usar o Moodle no celular?
Como se comunicar com os bebês?
Como funciona o arresto na execução?
Qual o número do canal Sky play?