A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. ... Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos.
Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes, conforme a imagem abaixo. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.
A dupla fecundação nas angiospermas é um processo que garante tanto a formação do embrião, originando uma nova planta, quanto do endosperma, um tecido nutritivo. A fecundação ocorre em decorrência do transporte do pólen até o estigma.
Há dupla fecundação, pois um dos núcleos espermáticos fecunda a oosfera, formando o zigoto, e o outro fecunda os núcleos polares, formando o endosperma.
Fecundação. É a união íntima entre duas células sexuais, gametas, até a fusão de seus núcleos. Deste processo resulta a formação da semente e fruto nas angiospermas. ... A dupla fecundação no saco embrionário desencadeia uma séria de mudanças no óvulo e gineceu, e mesmo na flor como um todo, resultando no fruto e semente.
Os frutos derivam do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
Formado geralmente após a fecundação, o fruto é o ovário maduro, o qual pode incluir ou não algumas partes florais. No interior dos frutos geralmente estão localizadas as sementes, porém em algumas espécies o ovário pode originar frutos mesmo quando não há fecundação, levando a formação de frutos sem sementes.
Reprodução das angiospermas A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é a transferência do grão de pólen para a parte feminina de uma flor. As angiospermas constituem o grupo de plantas mais diversificado do planeta , provavelmente em razão da presença de flores, frutos e sementes, que garantem uma reprodução mais eficiente.
Os frutos das angiospermas também funcionam como um atrativo para animais, que ajudam na dispersão das sementes. Ao ingerir o fruto, as sementes não são digeridas, pois apresentarem uma cutícula protetora, e são liberadas junto com as fezes, o que pode aumentar a distribuição geográfica daquela planta.
Os maiores grupos de angiospermas são as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas. Esses dois grupos possuem algumas características que auxiliam na sua diferenciação. São elas:
(Unicamp-2008) A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais. Nesse processo se observa relação entre as características florais e os respectivos agentes polinizadores.
O que significa sonhar com mudas de cactos?
Como reformar um banheiro com pouco dinheiro?
Como funciona a estabilidade no emprego?
Quanto tempo demora para a transportadora entregar o produto?
Como se dá a percepção visual?
Quais são os conceitos de aprendizagem?
Como vai ser a escalada nas Olimpíadas?
Quanto tempo demora para registrar um boleto?
Como podemos diferenciar moral e ética *?
O que cobre a garantia de um celular?
Qual a diferença entre os ritmos?
Como usar a máquina de lavar Brastemp Clean?
O que se faz em uma embaixada?
Qual é a situação da pesquisa científica no Brasil?
O que é a velocidade instantânea?
Quanto tempo é a garantia da Philco?
O que é pesquisa em ciências humanas?