Benzedor, Curador ou simplesmente Rezador é uma atividade, muitas vezes considerada curandeirismo, destinada a curar uma pessoa doente, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por alguma erva com pretensos poderes sobrenaturais, ao tempo em que se aplica uma prece.
Na cultura popular, ela é considerada uma forma de promover cura de doenças em pessoas e animais, seguindo rituais específicos para cada mal. O ato de benzer, também chamado de “rezar”, ainda pode ser utilizado para levar bem-estar a um lugar.
O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.
verbo transitivo Fazer o sinal-da-cruz para consagrar alguma coisa ao culto divino: benzer uma igreja. Invocar a proteção do céu sobre pessoas ou coisas: o padre benze os esposos, as colheitas. ... verbo pronominal Fazer uma cruz com a mão direita aberta, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito.
Benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer. Dizer bem de alguém e fazer o bem. Quem explica sua origem é o antropólogo João Baptista Borges Pereira. “No Brasil está desde o Descobrimento porque é uma herança do catolicismo português.
Ao benzer um doente é preciso fazer o sinal da cruz sobre ele usando para isso um ramo verde. Em seguida é preciso rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e a seguinte oração: “Pai eterno, senhor misericordioso e justo. Pela encarnação, nascimento, vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Qualquer um pode se benzer. Já o principal pré-requisito para se tornar benzedor é ter fé. Não necessariamente religiosa, mas fé de que algo maior que você orienta sua ação no sentido do amor e do bem-querer. Isso tudo é para que você possa bendizer àquela pessoa que te busca em um momento de dor e sofrimento.
O benzimento é costume antigo e está no dicionário. Benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer. Dizer bem de alguém e fazer o bem. Quem explica sua origem é o antropólogo João Baptista Borges Pereira.
Porquê usar vitamina C antes do protetor solar?
Como ativar um chip da Claro que foi desativado?
Onde se localiza a gordura localizada?
Quais fatores que interferem na estabilidade dos medicamentos são controláveis no armazenamento?
Como controlar a pressão mínima?
Quem tem diabetes pode comer uva?
Como descrever uma função matemática?
Qual o melhor inox para cuba de pia?
Qual é o melhor sistema para se utilizar?
Quando o funcionário falta meio período pode descontar?
Pode levar isopor com carne no avião?
Quantos Vingadores o Thanos matou?
Quais legumes podem ser congelados?
Pode perder o número por falta de recarga?