No âmbito do serviço militar, é comum a instauração de sindicâncias para fins de apurar fatos de interesse da administração militar que envolvam direitos dos militares (exemplo: inclusão de dependente no Fusex), fatos (exemplo: acidente em serviço) ou apurações de irregularidades, falhas, ou transgressões disciplinares ...
Para o Exército, “sindicância é o procedimento formal, apresentado por escrito, que tem por objetivo a apuração de fatos de interesse da administração militar, quando julgado necessário pela autoridade competente, ou de situações que envolvam direitos” (art.
b) Sindicante: é o militar designado pela autoridade delegante, por meio de Portaria, para atuar como encarregado da Sindicância. ... O inciso IV institui que o Corregedor é competente para instaurar Sindicância a fim de apurar a conduta de todos os militares estaduais da ativa, exceto aos oficiais do posto de Coronel.
A sindicância tem caráter sigiloso, devendo ser ouvidos os envolvidos nos fatos e as testemunhas. Deverá ser concluída em 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada pela autoridade instauradora, por igual período, mediante justificativa fundamentada, desde que apresentada antes do término do prazo inicialmente previsto.
"sindicância é o meio sumário de que se utiliza a administração pública brasileira para, sigilosa ou publicamente, com indiciados ou não, proceder à apuração de ocorrências anômalas no serviço público, as quais, confirmadas, fornecerão elementos concretos para a imediata abertura de processo administrativo contra o ...
Significado de Sindicante substantivo masculino e feminino Aquilo que realiza sindicância; indivíduo cuja responsabilidade é sindicar; síndico.
A sindicância investigativa é uma análise preliminar e sem nenhuma punição; já na sindicância punitiva, também ocorre uma investigação, mas pode haver punição ao servidor público. ... Mas é comum surgir dúvidas de assuntos mais específicos sobre as investigações feitas no serviço público.
Art. 2º A sindicância é o procedimento formal, apresentado por escrito, para a apuração, quando julgada necessária pela autoridade competente, de fatos de interesse da administraçã o militar ou de situações que envolvam direitos. Parágrafo único.
TIPOS DE SINDICÂNCIA No Exército há dois tipos de sindicância: sindicância processual e sindicância investigatória (art. 2º, § 1º).
Apresenta-se, assim, um panorama sobre as considerações gerais da sindicância administrativa, explanando sobre suas diversas formas e naturezas, amarrando-se com a aplicabilidade ou não do principio da ampla defesa e do contraditório. Palavras – chave: direito administrativo, sindicância, principio da ampla defesa e do contraditório.
II - PROCESSAMENTO A sindicância tem caráter sigiloso, devendo ser ouvidos os envolvidos nos fatos e as testemunhas. Deverá ser concluída em 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada pela autoridade instauradora,por igual período, mediante justificativa fundamentada, desde que apresentada antes do término do prazo inicialmente previsto.
Quais são os efeitos colaterais da furosemida?
Quais seriam as provas da ginástica artística somente femininas?
O que rima com a palavra amarela?
Como espelhar o celular pelo SmartThings?
Qual o processo de reparo tecidual?
Qual a diferença entre o café descafeinado e o normal?
Onde fica a agenda do Motorola?
Como acompanhar processo pela internet Tj-rj?
Quais são os bairros da zona sul de São Paulo?
Para que serve Vitamina D3 7000?
O que a esquizofrenia causa no cérebro?
Como criar link para adicionar evento na agenda?
O que é preciso para desenvolver um projeto social?
Qual fazer primeiro Botox ou preenchimento?
Qual rádio toca música brasileira?
Qual a justificativa para o surgimento do contrato social Segundo John Locke?