O que é uma audiência de justificação?

Pergunta de Íris Madalena Matos Abreu em 31-05-2022
(75 votos)

Trata-se de audiência para que o requerente da tutela provisória produza prova com vistas ao convencimento do magistrado quanto ao deferimento da “medida liminar”. Realizada a audiência de justificação prévia, o juiz poderá ou não conceder a liminar requerida pelo autor.

O que acontece na audiência de justificação?

Audiência de justificação é uma técnica prevista no CPC para "ajudar" no convencimento do juiz a conceder uma tutela provisória de urgência por meio da prova oral.


O que o advogado faz na audiência de justificação criminal?

A boa postura do advogado na audiência de justificação é fundamental. A sua função é garantir a igualdade de condições entre o réu e o autor, promovendo a defesa de seu cliente. Em alguns casos, o Código de Processo Civil (CPC) dispensa a oitiva de testemunhas.

Qual a finalidade da audiência de justificação nas ações Possessorias?

Prevista no ordenamento jurídico em dois dispositivos do Código de Processo Civil (artigos 300 e 562), a audiência de justificação trata de concessão de medida cautelar e de ações possessórias. No artigo 300 do CPC, essa audiência tem como objetivo solicitar maior segurança na concessão de medida cautelar.

O que é audiência de justificação criminal?

Com toda certeza, para o Defensor e a Defensora, na prática cotidiana, a audiência de justificação deverá ser primeiramente buscada, assegurada como voz ao condenado e a condenada, devendo-se, para tanto, utilizar-se de todo o arsenal argumentativo, legal e normativo existente a tanto.

Isso você PRECISA saber sobre a audiência de JUSTIFICAÇÃO


40 curiosidades que você vai gostar

Quais são as faltas graves da tornozeleira eletrônica?

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que manter tornozeleira eletrônica descarregada configura falta grave e possibilita regressão de regime, pois se trata de desobediência à ordem de manter o aparelho em funcionamento, incidindo na hipótese do art. 50, inciso VI, c.c. o art.

Em que casos fáticos e jurídicos é necessária a realização de audiência de justificação por quê?

As duas situações em que ocorre a audiência de justificação são: Ação de reintegração ou manutenção de posse: nesse caso, o juiz designa a audiência de justificação para que o autor prove sua posse e o esbulho por parte do réu, uma vez que a petição inicial e os documentos que a acompanham não foram suficientes.

Qual a finalidade da audiência de justificação prévia no cenário das tutelas provisórias?

A justificação prévia, cabe anotar, é alternativa àqueles casos em que os pressupostos para a concessão da tutela de urgência não são passíveis de demonstração com a própria petição inicial (prova documental, ata notarial ou estatuto técnico), sendo o caso, por exemplo, de ouvir testemunhas ou o próprio requerente da ...

O que é uma justificação judicial?

Diversamente, a justificação provoca a instauração de um processo judicial que tramita segundo um procedimento de jurisdição voluntária em que a única finalidade é a obtenção de prova para simples documentação pessoal do requerente ou para a utilização em outro processo.



Outras questões

Qual a liquidez de um fundo imobiliário?

Como inclinar a cabeça na hora do beijo?

Como descobrir a linguagem de programação de um site?

Como se jogar no Fall Guys PC?

Como usar o emulsificante no sorvete?

Pode colocar enxofre em feridas?

O que significa a expressão em especial?

Como gravar BootLoader Arduino Leonardo?

Como usar 2 celular como babá eletrônica?

Como usar difusor de aromas com velas?

Como ter energia no campo?

Como mexer no Polarr?

Como criar um RSS de um site?

Como evitar o Freddy no FNaF 1?

Como usar enxofre para sarna humana?

Como calcular moda de texto no Excel?

Quando usar a palavra dona?

Como inverter nome no Word?

Como girar apenas uma camada no Photoshop?

Como rodar lista IPTV no PC?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com