O genograma tem sido definido como um desenho gráfico da vida familiar com o objetivo de levantar informações sobre os seus membros e suas relações, através de gerações, constituindo-se numa ferramenta de avaliação muito utilizada pela terapia sistêmica de família.
Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.
Para fazer um genograma, você deve primeiro entrevistar os membros da família....Você cria um genograma em três etapas básicas:
Os Genogramas tem sido utilizados por psicólogos que trabalham na abordagem familiar-sistêmica e também por médicos, psiquiatras, psicólogos sociais, além de pesquisadores da genética, educadores, entre outros.
Trata-se de uma representação gráfica do sistema familiar, preferencialmente em três gerações, que utiliza símbolos padronizados para identificar os componentes da família e suas relações. Os terapeutas familiares utilizam-no como estratégia para avaliação e intervenção.
O Genograma Familiar é uma representação gráfica que mostra como uma família é “montada”. É uma rica fonte de hipóteses sobre um problema clínico que pode estar relacionado com o contexto familiar e sua evolução através do tempo. ... É uma avaliação visual de como as famílias integram entre si e a comunidade onde vivem.
Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.
Quanto à sua estrutura, o ecomapa muitas vezes é construído colocando-se o genograma da família dentro de um círculo, ao centro. Contudo, o genograma da família pode ser substituído também simplesmente pelo nome da família ou por um indivíduo, quando o interesse é identificar a rede de apoio individual.
As informações reunidas pelo genograma podem incluir aspectos genéticos, médicos, sociais, comportamentais, relacionais e culturais, que denotam a estrutura e configuração da família dando indícios de seu funcionamento e dinâmica.
Es importante destacar que para realizar un genograma no se necesita un estudio especifico o mayor conocimiento al familiar que se pueda adquirir, es decir, solo necesitas manejar la información de tu núcleo familiar y en base a eso comenzar a trabajar en la elaboración de tu propio genograma.
El uso de genogramas en el contexto clínico fue ampliamente difundido por McGoldrick y Gerson (1985) en quien nos hemos basado para la elaboración de este documento. Referencia bibliográfica McGoldrick, M. y Gerson, R. (1985) Genogramas en la evaluación familiar. Barcelona: Gedisa (3ª ed. 2000).
Con el nuevo significado que adquiere así el síntoma se pueden trabajar nuevas relaciones dentro de la familia. El uso de genogramas en el contexto clínico fue ampliamente difundido por McGoldrick y Gerson (1985) en quien nos hemos basado para la elaboración de este documento. Referencia bibliográfica
Ejemplos de genogramas. Símbolos. Relaciones. Indira Ghandi, Segunda primer ministro de la India.
Como tirar a quebra de palavras no Word?
Como entrar em forma aos 60 anos?
Como retirar uma reação no Facebook?
Quais os nutrientes da creatina?
Qual o melhor procedimento para eliminar papada?
Como copiar e colar arquivo PDF bloqueado?
Como montar ficha de treino musculacao?
Para que serve o detox corporal?
Como treinar 4 dias na semana?
Como ver pedidos agendados no iFood?
Como se chama folha de caderno?
Qual a legislação que fundamenta a educação no Brasil?
Para que serve a polarização da luz?