Assim, uma educação para a cidadania é aquela que estimula as crianças e os adolescentes a cumprirem o seu papel social, de forma a torná-los agentes de transformação do espaço em que vivem. Para tanto, o cultivo do diálogo, da reflexão e da criticidade são fundamentais.
Dentro do contexto escolar, a cidadania pode ser praticada desde simples atitudes, como um projeto sobre a produção de lixo na sociedade, até projetos mais extensos, como envolver toda a comunidade ao redor da escola.
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
A escola que constrói a cidadania passa por um processo lento e pode ser considerada uma escola cidadã, se formar para uma cidadania ativa, educar para o desenvolvimento e assumindo-se como um centro de direitos e deveres. ... A Escola Cidadã é aquela que se assume como um centro de direitos e de deveres.
Educar para a cidadania contribui para uma formação integral dos estudantes, incentivando-os a buscarem soluções para situações de desigualdades e de injustiças sociais, impulsionando a construção de uma educação democrática.
Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele. Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui.
Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
O papel da escola cidadã e democrática é criar condições para o bem viver. A relação pedagógica, na perspectiva da humanização, necessaria- mente, pressupõe a democracia.
O que é Cidadania: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
A cidadania é um conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais exercidos pelos cidadãos que fazem parte de um determinado Estado. Através da cidadania é permitido, por exemplo, que os cidadãos tenham direito à liberdade, à vida, à igualdade perante a lei, ao voto, à moradia, à educação e à saúde.
Além de inserir práticas cidadãs em todo o contexto da comunidade escolar, existem maneiras de ensinar a cidadania para os alunos de forma mais ativa: através de atividades em sala de aula. Cada professor, ao preparar suas aulas, deve ter isso em mente e encaixar as práticas cidadãs no contexto de sua disciplina.
Assim sendo, o ensino e a prática da cidadania são importantes para que as escolas ajudem na construção de uma sociedade melhor, buscando sempre trabalhar esse conceito com os seus alunos durante as aulas e atividades. É preciso que os jovens saiam das escolas conscientes de seus deveres como cidadãos da sociedade na qual estão inseridos.
A expressão da cidadania frequentemente está associada ao campo do Direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres ...
A cidadania é importante para o funcionamento do Estado, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação, por exemplo.
Como é que se escreve segredo?
Qual a diferença de remissão e remição?
Como se escreve poça de parafuso?
Como ir de metrô para 25 de março?
Como se escreve joia na nova ortografia?
O que significa a palavra repetição?
Como se escreve semidesnatado ou semi desnatado?
Qual o sentido da palavra retrucou?
Como virar a tela do Instagram?
Quantos estrangeiros têm no Japão?
Como girar a tela do Samsung A71?
Como faz para girar a página do Word?