As coníferas, da Divisão Coniferophyta, pertencem ao grupo das gimnospermas. As gimnospermas são plantas vasculares que possuem sementes, porém não apresentam flores ou frutos. Nessas plantas não ocorre mais a dependência direta da água para a reprodução.
Coníferas. As coníferas incluem plantas que podem atingir até 113 metros de altura, como as sequoias, além de plantas com grande valor comercial, como os pinheiros e as araucárias.
Num movimento mais ou menos semelhante e contemporâneo ao experimentado pelos dinossauros, que, de diminutos répteis, deram origem a criaturas de porte avantajado, as coníferas, entre o final do Triássico e o Jurássico, há cerca de 200 milhões de anos, também assumiram proporções gigantescas.
Floresta caducifólia é um tipo de floresta temperada que, em determinado período do ano, perde suas folhas. ... No outono as árvores ficam com as folhas vermelhas, alaranjadas e amarelas, dando um colorido especial a essa vegetação. Essas folhas caducam, ou seja, caem na chegada do inverno, retornando somente na primavera.
As coníferas têm tanto importância ecológica quanto econômica. ... Do ponto de vista econômico, elas oferecem madeira de muito boa qualidade. Entre os exemplos, temos as sequoias e os pinheiros. A resina retirada de algumas espécies também serve para fabricar pasta de papel ou outros materiais.
Em geral, suas folhas muito finas são chamadas de agulhas. Existem mais de 550 tipos de coníferas, sendo os mais conhecidos os cedros, os ciprestes, os abetos, os zimbros, os lariços, os pinheiros, as sequoias e os teixos. As coníferas são um grupo de árvores que produzem cones, os quais contêm suas sementes.
No total, nove espécies de coníferas brasileiras integram a Lista Vermelha da IUCN. Além da araucária, outras duas são citadas como ameaçadas: a Podocarpus sellowii e a Podocarpus transiens, popularmente conhecidos como pinheiros-bravos. Elas ocorrem na região Sul e Sudeste.
140 milhões de anos
Acredita-se que as angiospermas tenham surgido há cerca de 140 milhões de anos, no período Cretáceo.
Os pinheiros anões da Nova Zelândia são as menores coníferas. Eles crescem apenas 5 centímetros. As sequoias-gigantes da Califórnia são as coníferas mais pesadas, chegando a mais de 2.000 toneladas. Os pinheiros conhecidos como bristlecone são as coníferas mais antigas e estão entre os seres vivos mais longevos da Terra.
Existem cerca de seiscentas espécies de coníferas em todo o mundo. Essas árvores geralmente compõem uma floresta de coníferas, onde predominam espécimes com folhas perenes e aciculares. As florestas boreais, também chamadas de taigas, são as florestas de coníferas mais comuns.
Certas características das folhas de coníferas evidenciam adaptações a condições ambientais de falta de água, como uma cutícula espessa recobrindo a epiderme e estômatos localizados na superfície abaxial (parte inferior).
Diversas espécies de coníferas crescem também na América do Sul. Dentre as existentes no Brasil, a araucária é uma das mais conhecidas. A araucária, originária da região Sul do Brasil, é uma das coníferas mais conhecidas do país. Ela é considerada uma espécie ameaçada de extinção.
Qual é o principal motivo da migração nordestina?
Quanto custa um show de Ana Carolina?
O que é bom para limpar armário branco?
Quais são as classificações que a Matriz BCG faz?
O que é almofada de tinta da impressora Epson?
Como quebrar o gelo em uma reunião?
Como esterilizar ferramentas de jardinagem?
Onde usamos a estatística no nosso cotidiano?
Como os fungos chegam aos alimentos?
Como limpar jantes de alumínio?
O que os jogos violentos podem causar?
Qual vinagre usar para limpar geladeira?
Como os incas dominavam os outros povos?
Como os migrantes transformam as cidades?
Qual a importância dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento do raciocínio lógico?