A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.
Essa população foi motivada nesse século pelo Ciclo da Borracha, que se repetiu também durante a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 19.
Há controvérsias sobre a máxima, mas os números justificam: cerca de 5 milhões de migrantes chegaram ao estado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde que a migração começou. Esse movimento foi impulsionado pelo processo de industrialização paulista na segunda metade do século XX.
Ou seja, foram ao menos 500 mil nordestinos e nordestinas que ficaram por aqui. Porém, a presença de várias gerações está tanto no dia a dia quanto na atuação dos descendentes desses primeiros viajantes, que estão abaixo nesta reportagem especial.
Outro fator que explica a migração com o aumento populacional são os desastres naturais, que devastam algumas regiões do mundo, fazendo com que as pessoas que sofreram com isso migrem.
Para finalizar a aula, discuta a importância desses imigrantes nordestinos para o desenvolvimento econômico da Região Sudeste, contribuição na construção de Brasília e diversidade cultural do Brasil. Que tal utilizar uma música dos Mamonas Assassinas para retratar aspectos das migrações internas brasileiras?
Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais.
No Brasil, os movimentos migratórios estão mais diversificados, no entanto, os habitantes do Nordeste protagonizaram grandes fluxos migratórios com destino às outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste. Ao trabalhar esse tema em sala de aula é fundamental explicar a diferença de emigrante e imigrante.
Após a abolição, em apenas dez anos (de 18) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888). Acentua-se também a diversificação por nacionalidades das correntes migratórias, fato que já ocorria nos últimos anos do período anterior.
Como iniciar uma conclusão de artigo científico?
Como funciona uma máquina de café Nespresso?
Como se apresentar a um cliente por telefone?
O que é um parágrafo argumentativo?
Como se transmite a propriedade dos bens móveis?
Como montar um vídeo motivacional?
Como trabalhar como secretária ou assistente virtual?
Como incentivar a inovação em uma organização?
Como ser mais paciente e tolerante com as pessoas?
O que quer dizer transmitir de uma geração para outra?
Como transformar um sim em NPC?
O que passar para sarna de cachorro?
Como criar PDF com vários arquivos Word?