O que é um produto farmacêutico intercambiável?

Pergunta de Joaquim Duarte Marques de Abreu em 02-06-2022
(4 votos)

Produto Farmacêutico Intercambiável: equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

O que é remédio intercambiável?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.


O que significa dois medicamentos serem comprovadamente Intercambiaveis?

Dois medicamentos são intercambiáveis entre si se forem equivalentes terapêuticos de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança. ... Caso o medicamento seja prescrito pelo nome genérico, poderá ser dispensado o genérico ou o referência.

Como eu sei se um medicamento similar é intercambiável?

Um medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis” ou “similares equivalentes”.

Quais são os 3 tipos de medicamentos no mercado?

O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares.

Intercambialidade: Medicamento de Referência, Similar e Genérico


18 curiosidades que você vai gostar

Quais são os tipos de medicamentos que existem?

Principais Tipos de MedicamentosMedicamento Fitoterápico. É o medicamento feito exclusivamente à base de plantas. ... Medicamento Alopático. ... Medicamento Homeopático. ... Medicamento Similar. ... Medicamento Genérico. ... Medicamento de Referência. ... Medicamento Manipulado.

Quantos tipos de remédios existem?

No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.

Porque os medicamentos similares não são Intercambiaveis?

O medicamento similar é intercambiável com o medicamento genérico? Não. A resolução de intercambialidade não estabelece a troca entre medicamento similar e o genérico, ou tampouco entre genérico e similar, pois não foi feito teste de bioequivalência (BQV)1 entre eles.

Por que os genéricos não são intercambiáveis com medicamentos similares?

Na prática, os genéricos e similares são cópias dos medicamentos de referência, sendo a diferença entre eles o fato de os genéricos utilizarem o nome do princípio ativo e os similares, o nome comercial.

O que caracteriza os medicamentos similares?

Medicamento similar: é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em ...

Como funciona a intercambialidade dos medicamentos?

A intercambialidade de medicamentos permite ao farmacêutico substituir o medicamento de referência pelo seu medicamento genérico correspondente e vice-versa, e o medicamento de referência pelo seu medicamento similar intercambiável e vice-versa.

Qual a resolução para os medicamentos intercambiáveis?

A Lei 9.787/1999 e a RDC 16/2007 preveem a intercambialidade entre o medicamento genérico e o seu medicamento de referência. Portanto, medicamentos genéricos podem ser dispensados quando a prescrição menciona a DCB, a DCI ou o nome de marca do medicamento de referência correspondente.

Como fazer intercambialidade?

Somente o farmacêutico pode fazer a intercambialidade de medicamentos e precisa seguir os seguintes passos:Discriminar a substituição do que foi prescrito na receita médica ou odontológica;Carimbar o receituário com nome e número de inscrição do Conselho Regional de Farmácia, colocar a data e assinar.

O que é intercambialidade?

Intercambialidade é uma característica que avalia a possibilidade de se realizar a substituição de um medicamento utilizado pelo paciente por outro equivalente.

O que acontece com o medicamento devolvido por motivo de desvio de qualidade?

Os medicamentos devolvidos deverão ser segregados do estoque e devidamente identificados visto que não estão em condições de uso, por possuírem desvio de qualidade, motivo da sua devolução.

Qual a importância da intercambialidade?

A intercambialidade consiste em optar entre dois medicamentos com a mesma finalidade terapêutica, capaz de garantir a mesma eficácia e segurança no tratamento atingindo os resultados terapêuticos desejados (TORRES; CHINCHILA, 2012). O medicamento genérico poderá ser intercambiável pelo farmacêutico.

Qual a diferença entre medicamento genérico similar e de referência?

A diferença é que não pode ter marca – a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo. O efeito, contudo, é o mesmo: o genérico passa pelos mesmos testes de ação e eficácia, impostos pela Anvisa, que as drogas de referência.

Pode ser realizada a substituição de um medicamento de referência por um medicamento similar?

Se o médico prescreve um medicamento pelo nome de referência, ele poderá ser substituído pelo farmacêutico por um medicamento genérico ou medicamento similar equivalente. Se o médico prescreve pelo nome genérico, poderá ser dispensado um medicamento genérico ou um de referência, jamais por medicamentos similares.

Qual o procedimento para substituir o medicamento genérico por similar?

Segundo o médico e presidente do CRF-SP, Marcos Machado, a substituição do medicamento de referência pelo genérico correspondente somente pode ser realizada pelo farmacêutico. A exceção é se o prescritor descrever na receita que não autoriza a intercambialidade.

Qual é a lei dos medicamentos similares?

L13235. LEI Nº 13.235, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, para equiparar o controle de qualidade de medicamentos similares ao de medicamentos genéricos.

Quando for prescrito o medicamento de referência poderá ser dispensado o similar intercambiável?

Caso seja prescrito um similar intercambiável, poderá ser dispensado o próprio similar intercambiável ou referência. Entretanto, se for prescrito um medicamento similar, que não seja similar equivalente, somente o medicamento similar prescrito pode ser dispensado.

Como a intercambialidade funciona na prática?

De acordo com a RDC 58/14 da Anvisa, que criou a categoria de similares equivalentes, a intercambialidade poderá ser feita pelo próprio farmacêutico no ato da compra, mesmo que a receita esteja indicando a preferência do médico pelo medicamento de referência.

Qual a RDC da intercambialidade?

Todos os medicamentos similares intercambiáveis constantes da lista também , terão na bula do medicamento a informação a respeito da intercambialidade, conforme determina a RDC 58/2014. Tal informação será apresentada por meio da frase: MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA.

O que é a intercambialidade de peças?

A possibilidade de se substituir umas peças por outras ao montar ou consertar um equipamento (ou conjunto mecânico) denomina-se intercambiabilidade.

O que significa 58 2014?

A Anvisa publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 58/2014, que estabelece os procedimentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência.



Outras questões

Quantos por cento subiu a carne?

Pode dar negativo o exame de sangue e estar grávida?

Quantos isômeros existem para as fórmulas C5H12?

Como evitar os distúrbios do sono?

Como fazer inalação com vinagre de maçã?

Qual é a diferença entre pedido e causa de pedir?

Quem são os pais de Noah Dark?

Quais os benefícios do peixe tilápia?

Qual é a função da ética?

Quanto tempo um arquivo fica no Google Drive?

Qual o prazo de validade do SPDA?

Como contar valores filtrados Excel?

Como identificar fenótipo?

Qual é o nome marrom em inglês?

Como funciona o cérebro da criança com TDAH?

Como fazer TED para depósito judicial?

Como se escreve a palavra digitando?

Quais os sintomas da insuficiência cardíaca descompensada?

Quais signos mais estressados?

É possível que os dinossauros ainda existem?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com