Resumidamente, é a forma correta, segundo prescrições da Gramática Normativa, a ser empregada dentro de uma frase quanto à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo a que se referem.
Próclise, Mesóclise, Ênclise Na colocação pronominal os pronomes oblíquos átonos podem ocupar três posições: antes do verbo, no meio do verbo e depois do verbo. Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo.
A alternativa em que ocorreu um erro na colocação pronominal foi a letra B - “Ninguém exigiu-ME O SEGREDO. Ninguém exigiu-MO”. A frase está incorreta pois a palavra ninguém, que é negativa, atrai o pronome para perto de si, sendo um caso de próclise (pronome anteposto ao verbo).
As alternativas em que há erro de colocação pronominal são: a) e b). Correção da oração a): Cantei-lhes lindas canções ao ouvido. O pronome é colocado depois do verbo (ênclise) quando as orações iniciam com verbos.
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
Agora, a colocação pronominal pode ser feita das seguintes formas:
O uso de Próclise é recomendado:
(o)Para que a colocação pronominal fique correta, deve-se preencher as lacunas com: A)próclise, próclise, enclise e próclise.
Colocação Pronominal é o estudo da colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo. Eles podem ser colocados de três maneiras diferentes, de acordo com as seguintes regras: Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo.
Agora, vejamos como ocorre a colocação do pronome nas locuções verbais. Lembrando que as regras citadas para os verbos na forma simples devem ser seguidas. 1. Usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal esteja no infinitivo ou no gerúndio:
Os pronomes são colocados depois dos verbos (ênclise) no início das orações; “Não” é uma palavra que tem sentido negativo. As palavras que expressam sentido negativo atraem o pronome, sendo utilizada a próclise (pronome antes do verbo); “Quando” é uma palavra interrogativa.
Na posição proclítica, ou seja, na próclise, o pronome aparece antes do verbo. Já na posição enclítica, ou seja, na ênclise, o pronome aparece depois do verbo. Por fim, na posição mesoclítica, ou seja, na mesóclise, o pronome aparece no meio do verbo.