Os adjetivos pátrios compostos designam duas ou mais nacionalidades, sendo formados por dois ou mais adjetivos pátrios, possuindo separação por hífen. Por regra, o primeiro adjetivo aparece na sua forma reduzida, sem sofrer variações. Já o segundo adjetivo aparece na sua forma normal e varia em gênero e número.
Adjetivos pátrios, também chamados de gentílicos, são os adjetivos que se referem a países, regiões, estados, cidades e outras localidades. Por exemplo: quem nasce no Amapá é amapaense (adjetivo pátrio).
Adjetivos Pátrios de Países
País | Adjetivo |
---|---|
Alemanha | alemão, germânico, germano ou teutônico |
Andorra | andorrano ou andorrense |
Angola | angolano ou angolense |
Antígua e Barbuda | antiguano |
[ Gramática ] Que indica a naturalidade ou a nacionalidade. 3. [ Gramática ] Nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.: portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto).
Os adjetivos pátrios são geralmente formados da seguinte forma: início do nome do lugar (que pode ser um continente, país, região, cidade etc.) ... + terminação pré-definida (sufixo).
Os adjetivos pátrios são empregados para caracterizar pessoas ou coisas de acordo com as suas origens, ou seja, de acordo com seu país, estado, cidade, região etc. ... Os adjetivos são aquelas palavras que utilizamos para caracterizar um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, aspecto, estado ou característica.
Adjetivo pátrio é o termo que indica a nacionalidade de uma pessoa, um objeto, animal, entre outros. Esta nacionalidade está ligada a países, cidades e estados de uma forma geral.
Textura: duro, mole, macio, áspero, etc. Origem: brasileiro, português, americano, chinês, etc. (nesse caso, os adjetivos são geralmente classificados como Adjetivos pátrios ou Gentílicos. Em termos de formação, os adjetivos são geralmente classificados em: Primitivos: formam uma unidade lexical original: alegre, novo, antigo, bom, etc.
Os adjetivos podem estar no singular ou no plural, concordando com o número do substantivo a que se referem. Assim, a sua formação se assemelha à dos substantivos. Conheça melhor as regras da Flexão dos Adjetivos.
Então vamos lá! Os adjetivos são aquelas palavras que utilizamos para caracterizar um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, aspecto, estado ou característica. São palavras variáveis, o que significa que podem sofrer flexão quanto ao gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (normal, comparativo e superlativo).
Não existe uma classificação amplamente aceita dos adjetivos quanto ao significado, dado o universo ilimitado e amplamente subjetivo das características que podem ser atribuídas a qualquer ser. Alguns tipos de características podem ser:
Quando surgiram as primeiras árvores?
O que pode substituir meu Deus?
Como surgem as queimadas na Amazônia?
O que usar em ferida com necrose?
Em que momento surgiu o Terceiro Setor?
Como não pagar multa de radar?
Quais são os tipos de cefaleias?
Como receber o Espírito Santo Bíblia?
Onde apresentar recurso de multa?
Quais são os tipos de artes decorativas?
Como recorrer ao exame Psicotecnico?