Uma lenda deu origem ao evento: a Mãe Catirina está grávida e sente o desejo de comer língua de boi, especificamente, aquele preferido do amo, o rico fazendeiro onde seu marido, Pai Francisco, trabalha. Para agradar a esposa, Francisco mata o animal. ... Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados pelo amo do boi.
Garantido
O Garantido, de cor vermelha, é o boi mais popular, enquanto o Caprichoso, de cor azul, representa a elite amazonense. Até o ano de 1987, a disputa entre os bois aconteciam no centro de Parintins.
O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
É no Festival Folclórico de Parintins que ele é conhecido por turistas todos anos. O evento, realizado desde 1965 no município amazonense de mesmo nome, ocorre sempre no último fim de semana do mês de junho.
Decidida décimo a décimo, o boi Garantido conquistou 1258,4 pontos, enquanto o boi Caprichoso obteve 1257,6 pontos. ... Agora, o Boi da Baixa de São José possui 32 títulos e o Caprichoso, que levou a Arena de Parintins a temática “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”, segue com 24 títulos.
A tradicional festa do Boi-Bumbá, em Parintins, lembra o carnaval e é destino turístico imperdível. ... É no Festival Folclórico de Parintins que ele é conhecido por turistas todos anos. O evento, realizado desde 1965 no município amazonense de mesmo nome, ocorre sempre no último fim de semana do mês de junho.
Quer saber em que mês acontece o Festival de Parintins? Saiba que o evento acontece todos os anos, na última semana do mês de junho, e durante três noites seguidas, começando na sexta-feira e terminando no domingo.
Em Parintins, cada boi apresenta cerca de 20 toadas - canções de melodia simples sobre a lenda do boi-bumbá - acompanhados por uma bateria composta por aproximadamente 500 músicos. As alegorias são empurradas por pessoas e podem chegar a 40 metros de comprimento e 12 metros de altura.
Da mistura da origem indígena no Amazonas e a cultura dos migrantes nordestinos surgiu a tradição do boi-bumbá no estado, sobretudo na cidade de Parintins. Ela começou como uma simples brincadeira de rua, mas aos poucos foi ganhando mais adeptos e destaque entre as manifestações culturais da região.
Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino. Os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que teve o desejo de comer língua de boi durante a gravidez.
Como responder a uma avaliação negativa?
Como tirar linhas em excesso do Excel?
O que fazer quando se tem a CNH cassada?
Pode ser apreendida a moto por esta com pneu careca?
Como cancelar indisponibilidade de bens?
Quais as vantagens do sistema Pré-germinado em arroz?
Como instalar o driver de rede Wi-fi no Linux?
Como saber se tenho seguro prestamista Santander?
Qual o melhor sistema de aterramento para residência?
Como funciona o serviço de buffet para casamento?
Como funciona um programa de backup?
Quantos sistemas anaeróbios nós temos?
Qual a função do filtro cânister?
Como funciona o procedimento de velório?
Como instalar duas impressoras em um PC?
Qual é o processo de captação de energia solar?