A biometria é uma tecnologia que visa propiciar mais segurança à identificação do eleitor no processo da votação. Por meio de um leitor biométrico, disponível no local de votação, o eleitor confirma a sua identidade, por meio das impressões digitais armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.
Biometria, em termos simples, significa o estudo estático das características físicas e comportamentais dos seres vivos; bio (vida) + metria (medida). Esse termo é utilizado também como maneira de identificar unicamente um indivíduo por meio de suas características físicas ou comportamentais.
A biometria tem diversos significados, todos relacionados ao estudo das características físicas e/ou comportamentais dos seres humanos. No relógio de ponto biométrico, essa tecnologia é utilizada para identificar os colaboradores a partir de características físicas previamente cadastradas.
Entendendo o processo da biometria, fica fácil imaginar como o leitor biométrico funciona em uma porta. Voltamos ao exemplo do banco: para você ter acesso a sua conta, é necessário ir à agência e cadastrar a sua impressão digital. Para a porta biométrica, o sistema de funcionamento é o mesmo.
O dispositivo é posicionado atrás da tela do aparelho e, ao detectar a presença de um dedo, faz uma leitura ótica pelo vidro, criando uma imagem de alta resolução. A tela ilumina a impressão digital, o sensor digitaliza a imagem e envia para a CPU fazer o reconhecimento, comparando com a leitura salva previamente.
Alguns dos tipos de biometria mais utilizados são listados abaixo:
Para o cadastramento biométrico é necessário um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se tiver.
A biometria é uma tecnologia que utiliza características humanas para identificar pessoas. A biometria busca nos sulcos da pele dos dedos e das palmas das mãos suas terminações e divisões que se apresentam de forma diferente em cada pessoa. ...
A biometria é utilizada para mensuração de certas características físicas ou comportamentais de um determinado indivíduo bem como da comparação destas com a de outros tendo como objetivo a identificação ou o reconhecimento. (D. Ferreira 1988)
Os primeiros sistemas automatizados de biometria surgiram na década de 70. Em 1972, o Identimat, um dispositivo que media o dedo das pessoas, foi instalado em uma firma de Wall Street com o propósito de controle de ponto. Em 1960, o FBI deu início ao processo de automatização e digitalização dos dados biométricos de suas bases.
Biometria no Controle de Acesso Controle de Acesso é a parte da segurança que por meio de políticas, dispositivos de hardware e software, metodologias de identificação e sistemas de bloqueios, busca controlar e gerenciar o acesso de pessoas, objetos e informações, num determinado espaço físico ou lógico.
Cada sistema biométrico possui um tipo específico de funcionamento, mas no geral, existem três componentes básicos. São eles: Captura: é o momento em que uma amostra biométrica é adquirida (como a digital ou a íris do olho). Extração: é a retirada de informações da amostra de características únicas do indivíduo.
Quantos kg precisamos para formar uma tonelada?
Quais os princípios que regem o Direito Empresarial?
Como saber se estou com tendinite no ombro?
Como um escritor recebe dinheiro?
Que a gente saiba florir onde a vida nos plantar significado?
O que é interesse de agir e legitimidade das partes?
Quais foram as principais revoluções liberais do século XIX?
Como ver Valor de quitação BV?
Como faço para pedir uma curatela?
Qual é a marca mais cara do mundo?
O que é progressão da narrativa?
Qual a fórmula do ácido Bromídrico?
Qual o maior produtor de sal marinho do mundo?
Como identificar as vistas ortográficas?
Qual instrumento Miles Davis toca?