O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.
O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.
A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células.
O sistema respiratório permite a entrada do oxigênio e a saída do dióxido de carbono do corpo. O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe.
18 curiosidades que você vai gostar
O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. ... Ainda nas cavidades nasais há células especializadas na percepção de odores.
A traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecido por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões. ... A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.
Função no aparelho respiratório
Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue. Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue.
Pulmões. O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa torácica. Eles são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico, através da respiração. Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura.
Cavidades nasais:o
ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos.
A estrutura das vias aéreas e sua segmentação progressiva, a filtração aero- dinâmica e o transporte mucociliar com- põem os principais mecanismos de defesa mecânicos. Já a interação entre o sistema macrofágico e as células imunes efetoras compõem, predominantemente, os meca- nismos de defesa pulmonar imunológicos.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
O ser humano possui dois pulmões, um em cada lado do corpo. Eles estão localizados no Tórax, ocupando grande parte desse compartimento anatômico.
O oxigênio inspirado entra nos pulmões e chega aos alvéolos pulmonares. ... O oxigênio passa rapidamente através desta barreira de ar-sangue até o sangue nos vasos capilares. Da mesma forma, o dióxido de carbono passa do sangue para o interior dos alvéolos e é então expirado.
Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico.
Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso.
As principais doenças respiratórias crônicas são:Rinite crônica. A rinite crônica é uma inflamação da parte interna do nariz que em alguns casos é causada por uma alergia a pelo de animais, pólen, mofo ou poeira, sendo conhecida como rinite alérgica. ... DPOC. ... Tuberculose. ... Gripe. ... Faringite. ... Pneumonia. ... COVID-19. ... Bronquite aguda.
Os alvéolos são estruturas saculiformes que apresentam paredes delgadas formadas por uma camada de tecido epitelial que se apoia em um tecido conjuntivo, o qual apresenta uma grande quantidade de capilares sanguíneos. A parede alveolar é comum a dois alvéolos adjacentes, formando o que chamamos de septo interalveolar.
Significado de Alvéolo
substantivo masculino Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas. Cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente. Cavidade no tecido pulmonar. Geomorfologia.
A pleura é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação pulmonar durante a respiração. Assegura que os pulmões estejam abertos às trocas gasosas e possam realizar seus movimentos sem sofrerem lesões decorrentes de atritos com a caixa torácica.
Os cílios servem para transportar partículas como poeira e bactérias aderidas ao epitélio.
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios. Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões.
Carina é uma crista interna no ponto de bifurcação da traqueia onde se localizam receptores de pressão, sua importância se dá na regulação da pressão de ar, através dos receptores e ao reconhecimento de corpos estranhos ou de engasgo, estimulando a tosse.
O ar entra no trato respiratório através das narinas que são duas aberturas no nariz logo após flui pelas cavidades nasais, revestidas por mucosa respiratória e divididas pelo septo nasal. Possui pelos que tem função de filtração do ar, retendo as maiores partículas.
As pessoas costumam citar “dor no pulmão” para descrever a dor que sentem no peito.
...
Os sintomas variam entre as infecções, mas os sintomas comuns são:falta de ar;excesso de catarro e muco;tosse com ou sem sangue;febre;calafrios ou suores noturnos.
Como cuidar de uma planta Recém-plantada?
Quanto custa abrir uma lavanderia Self-service?
É normal homem ter infecção urinária?
Como configurar a impressora HP Deskjet?
Como se escreve venda à vista?
Como se calcula a distância focal de uma lente Delgada?
Como montar personagem D&D 5e?
Qual a melhor maneira de consumir a beterraba?
Como distribuir pontos na ficha de D&D?
Como é a contagem dos números em coreano?
Quanto custa montar uma fábrica de esquadrias de alumínio?
Qual a melhor maneira de pescar no rio?
Como é que se fala sela em inglês?
Como medir a altura de uma pessoa em inglês?
Como desconstituir a coisa julgada?