Revelação geral é a expressão da teologia cristã utilizada para designar a revelação de Deus a toda a humanidade através, especialmente, da obra da criação. Contrasta com a revelação especial, que se trata de Jesus Cristo e, em segundo nível, da Bíblia.
Revelação especial, segundo a teologia sistemática, é aquela em que Deus se mostra aos seres humanos através de meios sobrenaturais, como milagres, encarnação de Jesus Cristo e inspiração da Bíblia. É distinta da revelação geral, que se dirige a toda a humanidade e cujo instrumento é a criação ou natureza.
Tomás de Aquino acreditava em dois tipos de revelação individual de Deus: revelação geral e revelação especial. Na revelação geral, Deus se revela através de sua criação. Através da criação, algumas verdades divinas podem ser apreendidas através do estudo empírico da natureza, física, cosmologia etc.
As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo. Quando o Senhor revela Sua vontade à Igreja, Ele fala por intermédio de Seu profeta.
A Revelação é a aproximação de Deus em relação ao Homem. Ela se dá em momentos históricos e na própria História. Assim, pode ser compreendida quando se olha para a História. Esta se torna “Economia”, História da Salvação e vai progredindo conforme o Homem pode aproximar-se mais de sua Fonte.
23 curiosidades que você vai gostar
"O objeto material da teologia é, em primeiro lugar, Deus e depois tudo o mais. ... O objeto formal da teologia é Deus enquanto revelado e toda e qualquer realidade na medida em que se relaciona com o Deus revelado [...] Portanto, faz-se teologia sempre que reflete algo "à luz da fé" ou da revelação" (BOFF,1998.
Tem caráter de revelação divina por ter origem nos ensinamentos dos ESPÍRITOS SUPERIORES. ... A revelação espírita é portanto: de origem divina, de iniciativa dos espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem.
Revelação é a ação de tirar o véu (do latim "velum") do que cobre o oculto. E lembremo-nos do que ensinou o Nazareno: Nada ficará oculto (Marcos 4: 22).
POR QUE É IMPORTANTE A REVELAÇÃO DO NOME DE DEUS? E a resposta do Catecismo é sublime: ao revelar o seu nome, Deus dá a conhecer as riquezas do seu mistério inefável. Só Ele é, desde sempre e para sempre. Aquele que transcende e está acima do mundo e da história.
Como montar os acordes no cavaquinho?
Como as rochas calcárias se formam?
Como foram formadas as ilhas da Oceania?
Onde ocorre a formação da blástula?
Quando os Alpes foram formados?
O que fazer para terminar a faculdade mais rápido?
Como colocar botoeira no inversor de frequência?
Como ocorre a formação de raios nuvem-solo?
Como foram formadas as tropas brasileiras que lutaram na Guerra do Paraguai e depois?
Como intimidar alguém com palavras?
Quais os tipos de fontes do Direito?
O que falar para o chefe quando faltar?
Quando posso processar meu marido por danos morais?
É possível o processamento de reclamação trabalhista contra Estado estrangeiro?
Como fazer uma citação de mais de um parágrafo?
Como pesquisar efeitos no Instagram por nome?