Ouça em voz altaPausarUm raio começa com pequenas descargas dentro da nuvem, que liberam os primeiros elétrons em direção ao solo. Quando essa descarga, conhecida como 'líder escalonado', encontra-se a algumas dezenas de metros da superfície, parte em direção a ela uma outra descarga com cargas opostas, chamada de 'descarga conectante'.
Ouça em voz altaPausarAs nuvens que possuem cargas positivas sobem e as negativas descem, o que induz a superfície a uma carga positiva também, e ocorre a criação de um campo elétrico. Todo esse processo de formação gera uma descarga elétrica.
Ouça em voz altaPausarRaios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.
Ouça em voz altaPausarPara que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Ouça em voz altaPausarA descarga inicia quando o campo elétrico produzido por estas cargas excede a capacidade isolante, também conhecida como rigidez dielétrica, do ar em um dado local na atmosfera, que pode ser dentro da nuvem ou próximo ao solo.
Ouça em voz altaPausarMuitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.
Outra parte da grande energia de uma descarga atmosférica é responsável pela geração de um grande estrondo proveniente da onda de choque, consequente aquecimento e subsequente expansão supersônica do ar, este efeito comumente leva o nome de trovão.
Raios são descargas elétricas muito fortes, capazes de matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão. Eles ocorrem em nuvens do tipo Cumulonimbus e em nuvens de grandes erupções vulcânicas, e podem atingir o solo, causando prejuízos e ferindo ou matando animais e pessoas.
Parte da energia dos raios é consumida na formação do ozônio, na qual 3 moléculas de oxigênio se unem para formar duas de ozônio. Basicamente toda a camada de ozônio existente em volta do planeta foi formada utilizando-se a energia dos raios. O Brasil é o país no qual mais se registra o acontecimento de raios em todo o mundo.
Raios que sobem só acontecem a partir de estruturas elevadas, como por exemplo do alto de um arranha-céu ou de uma montanha ou antena. Parte da energia dos raios é consumida na formação do ozônio, na qual 3 moléculas de oxigênio se unem para formar duas de ozônio.
Quais os impedimentos do advogado?
O que é pO2 baixo na gasometria?
Qual o código secreto do Motorola?
O que acontece com a gordura depois da criolipólise?
Quanto tempo depois de tomar albendazol posso comer?
Qual a diferença entre segunda voz e backing vocal?
Qual o bicarbonato para limpeza?
Tem que desligar a geladeira para transporte?
O que caracteriza curto e longo prazo em relação ao Passivo?
Como ver meus cursos no Hotmart?
Qual a função de um pronome em uma frase?
Qual a natureza jurídica dos bens imóveis?
Por que as plantas precisam respirar?