O relevo é caracterizado pelo conjunto das diferenças de nível da superfície da crosta terrestre, resultantes de mudanças que em geral, ocorrem em processos que duram milhões de anos. Portanto, relevo é o conjunto de formação rochosa da superfície do planeta.
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação.
As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.
Ação humana sobre o relevo O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades.
O conjunto das diferentes formas de paisagem natural da superfície terrestre chama-se relevo. As principais formas de relevo são: planície, planalto, montanha, monte, morro, serra, vale e ilha.
O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões. No Brasil existem apenas três formas de relevo: planaltos, planícies e depressões.
Agentes externos (modeladores): chuva, vento, geleiras, rios, lagos, mares; ou seja, agentes erosivos em geral. 2) São vários os tipos de relevo aproveitados para o uso de turismo e lazer. Dentre eles: escarpas, serras, cachoeiras, cristas, canais fluviais, planícies, montanhas.
1. Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Montanhas – oriundas de movimentos internos do planeta. Caracterizadas por terreno acidentado e íngreme, são as formas de relevo mais antigas da Terra; Planícies – surgem por processos de sedimentação, sendo normalmente formadas em regiões litorâneas, resultado da deposição de materiais vindos do mar e dos rios.
Já os agentes externos são vinculados aos movimentos de rios e oceanos, à ação das chuvas, à ação dos ventos e à oscilação da temperatura. A partir dos processos mencionados acima, é possível chegar a 4 unidades básicas de relevo, que são: Montanhas – oriundas de movimentos internos do planeta.
No Brasil, encontramos planaltos, planícies e depressões. A modelagem do relevo no país é marcada por agentes erosivos e, por isso, não temos a ocorrência das grandes cadeias de montanhas, por exemplo. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais.
Colinas, montanhas, depressões e outras geografias são algumas dessas estruturas que transformam a paisagem do planeta. Tratar das configurações do relevo é buscar o melhor entendimento a respeito da vida na Terra, desde a ocupação humana até as formas de exploração econômica, dependem do perfil topográfico do de uma região.
Qual escorpião que não é venenoso?
Onde nasceu o goleiro Taffarel?
Como tirar cheiro de enxofre da água?
O que é um interceptor de esgoto?
O que são pensamentos ruminantes?
Quanto custa uma declaração de endereço no cartório?
O que acontece com os funcionários quando a empresa muda de CNPJ?
Como faço para riscar uma palavra no Word?
O que é necessário para dirigir nos EUA?
Quanto tempo dura um stories do instagram?