Política educacional é uma série de medidas planejadas e implementadas por um governo no campo da educação, intervindo nos processos formativos e informativos desenvolvidos em sociedade.As políticas educacionais podem ser definidas como clara/visível, ou então obscura/camuflada.
As políticas educacionais fazem parte do grupo de políticas públicas sociais do país. Dessa forma, constituem um elemento de normatização do Estado, guiado pela sociedade civil, que visa garantir o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento do educando.
Quais são as políticas educacionais brasileiras?Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)Programa Caminho da Escola.
da educação básica no contexto da sociedade brasileira. Estudo dos fundamentos teóricos que norteiam a estrutura do sistema educacional brasileiro. Pressupostos e metas das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As políticas e a legislação na Educação Básica no País, Estado e no Município.
Resumo: As políticas educacionais tem um papel fundamental na organização do currículo dos cursos de licenciatura, a formação de professores tem se refletido na atual conjuntura política que envolve a educação e para compreender tal quadro é necessário uma análise no que diz respeito a educação do ensino superior no ...
32 curiosidades que você vai gostar
No eixo de investigação aqui discutido, "o poder público e a escola pública", constatou-se que o assistencialismo, a ineficiência de políticas públicas e o desconhecimento da escola pelos gestores públicos são evidências do descaso do Estado para o desenvolvimento de uma escola de qualidade, sendo esses alguns dos ...
Entende-se por políticas públicas educacionais aquelas que regulam e orientam os sistemas de ensino, instituindo a educação escolar. Essa educação orientada (escolar) moderna, massificada, remonta à segunda metade do século XIX.
Políticas públicas distributivas: sua a principal função é distribuir certos serviços, bens ou quantias a apenas uma parcela da população. Um exemplo seria o direcionamento de dinheiro público para áreas que sofrem com enchentes; na Educação, seriam as cotas.
Os interesses políticos e as práticas pedagógicas, historicamente, mantêm uma relação que visa a dominação. Embora essas relações sejam desiguais, pois a política influencia muito mais a educação do que vice-versa, não podemos negar a importância do fazer pedagógico no seu estado político.
Como descrever um aluno com dificuldade de aprendizagem?
Qual é a cidade mais úmida do Brasil?
O que é um cargo de livre provimento?
O que causa uma infecção na medula?
Qual a diferença entre sítio fazenda e chácara?
Qual profissional deve instalar a nutrição parenteral total NPT?
O que a presença de Deus nos traz?
O que é princípio de treinamento?
Qual é o sérum que a Virgínia está usando?
O que é helmintos no exame de fezes?
Como passar bem pela quimioterapia?
Quem é você Alasca Quem morre?
Quem fez esvaziamento axilar pode fazer musculação?
Quando uma aula se torna uma prática pedagógica?