A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
Unhas, Cabelos e Pelos As unhas são placas de queratina localizadas nas pontas dos dedos que ajudam a agarrar os objetos. Os pelos estão espalhados pelo corpo todo, com exceção das palmas das mãos, das solas dos pés e de certas áreas da região genital.
Os cabelos e as unhas são formados por células epiteliais, isto é: as mesmas que formam a pele. Esta é composta por três camadas principais: a epiderme, onde estão as células epiteliais; a derme; e a hipoderme (veja figura abaixo).
Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés. A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora.
As unhas são constituídas por quatro estruturas epiteliais queratinizadas distintas (Figura 1), que são: as pregas ungueais, o leito ungueal, o hiponíquio e a matriz.
A derme, localizada imediatamente na epiderme é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.
Sim! Biotina está para o crescimento de cabelos e unhas, como o sol está para o bronzeado de verão. Essa vitamina (ou coenzima) é fundamental para a saúde dos fios e das unhas, principalmente, porque auxilia na produção da famosa queratina (principal proteína do fio), que fortalece e reconstrói as estruturas de ambos.
Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
Nessa região são depositadas diversas células mortas, além de conter as células de queratina e outras proteínas, que se unem e vão deixando o tecido resistente. Quanto maior a produção, mais rápido essas lâminas saem da raiz, fazendo com que as unhas cresçam, em média, 3 milímetros por mês.
As unhas, que são formadas a partir da ectoderme e compostas principalmente de queratina, possuem como função principal proteger as extremidades dos dedos.
Os cabelos e as unhas são formados por células epiteliais, isto é: as mesmas que formam a pele. Esta é composta por três camadas principais: a epiderme, onde estão as células epiteliais; a derme; e a hipoderme (veja figura abaixo). Pele, unhas e cabelos funcionam como barreiras, protegendo a pele contra a agressão causada pela ação do tempo, ...
A doença mais comum nas unhas é um tipo de infecção causado por fungos: a micose. É mais freqüente nos pés que nas mãos, pois os fungos proliferam em lugares úmidos e quentes, ambiente com as características do interior do sapato. Os fungos costumam usar a queratina das unhas como alimento.
As unhas são derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos.
Como plantar pé de maracujá no vaso?
Como trabalhar com alunos com DPAC?
Como usar a ferramenta de carimbó?
Como trabalhar coordenação motora fina da criança?
Como definir a comissão de vendas?
Como pintar paredes mais rápido?
Como começar a trabalhar com cloud computing?
Como trabalhar na classificação indicativa?
Como plantar semente da flor maravilha?
Quem faz serviço social pode trabalhar em quê?
Quanto ganha um motorista de caminhão fora de estrada?
Como trabalhar na plataforma Teams?
Como fazer um portfólio de UX?
O que colocar no perfil do cliente arquitetura?
Como fazer portfólio de estágio?