O método cientifico é interpretado como um procedimento definido, testado,confiável, para se chegar ao conhecimento cientifico: consiste em compilar fatos através de observação e experimentação cuidadosas e em derivar, posteriormente, leis e teorias a partir destes fatos mediante algum processo lógico.
Lei, no sentido científico, é uma regra com base em algum fenômeno que ocorra com regularidade observada. ...
As ciências nos falam sobre inúmeras leis científicas. Alguns exemplos são a lei da gravitação universal, as leis de Newton, as leis planetárias de Kepler, as leis dos gases ideais, entre outras. Elas nos dizem quais são as consequências da instanciação de certas propriedades.
Enquanto as teorias científicas explicam fenômenos da natureza, as leis são descrições generalistas desses fenômenos. São termos bem diferentes! Por exemplo, a evolução é uma teoria. Mas não é uma teoria qualquer.
Teoria científica é um conceito que descreve um conjunto de hipóteses que formam um sistema dedutivo, isto é, organizado de uma maneira de que, consideradas premissas todas as hipóteses, delas decorram as demais. Diferencia-se do conceito popular de teoria.
Hobbes, por exemplo, apresenta no Leviatã uma lista de quinze “leis da natureza”, e entre elas duas das mais importantes são que os homens “busquem a paz e a sigam e “que os homens cumpram os pactos realizados”.
As leis e teorias científicas são apoiadas por um grande número de dados empíricos e são amplamente aceitos pela grande maioria dos cientistas dentro de uma disciplina. Ambos também ajudam a unificar um campo específico de estudo científico. No entanto, teorias e leis, bem como hipóteses, são partes separadas do método científico.
Ao contrário da lei no sentido jurídico, a qual tem em princípio o poder de fazer-se cumprir, a lei científica não tem o poder de impor que um fato ou fenômeno qualquer deva sempre com ela concordar.
Tais questões são muito comuns. A diferença entre uma "lei" e uma "teoria" muitas vezes confunde as pessoas. Isso acontece, em parte, porque mesmo entre os cientistas, pode haver diferentes usos desses termos. Claro que, para o público em geral, estes termos têm significados muito diferentes e conotações.
“Há quatro conceitos principais na ciência: fatos, hipóteses, leis e teorias”. “As leis são descrições – muitas vezes descrições matemáticas – do fenômeno natural, por exemplo, a Lei de Gravidade de Newton ou a Lei da Variedade Independente de Mendel. Essas leis simplesmente descrevem a observação.
Como os mapas eram feitos no passado e como os mapas são feitos hoje em dia?
Quais as transformações físicas?
Porque as cidades maias foram abandonadas?
São ativados pelos linfócitos T?
Como são classificados os materiais metálicos?
Como os leitores identificam a fala das pessoas envolvidas na entrevista lida?
Como o lixo pode ser separado para ser reaproveitado?
Quais são os mecanismos de especiação?
Como é a vida dos marroquinos?
Como se orientavam os navegadores antigamente?
Quais os principais tipos de mapas temáticos?
Para que o homem transforma a natureza?
Porque os coliformes podem ser usados como indicadores da qualidade da água?
Como deixar Wi-Fi e dados móveis ligados juntos?
Como a ordenha mecanizada facilita a extração do leite?
Como usar a nota do ENEM para entrar na UNIASSELVI?
Como usar a máquina de lavar Eletrolux de 8kg?
Qual o sentido da palavra estigma social?