Os linfócitos T podem ser classificados em citotóxicos (CD8) ou auxiliares (CD4). ... Após este reconhecimento, os linfócitos são ativados e induzidos a produzir proteínas, como as citocinas, que agem na ativação de outras células do sistema imune.
Sua função primordial é auxiliar os linfócitos B na produção de anticorpos. ... No sangue, recebem o nome de linfócitos T auxiliares circulantes. Considera-se que possuem especificidades semelhantes às desenvolvidas nos órgãos linfoides secundários.
A ativação dos linfócitos B antígeno-específicos se dá pela ligação do antígeno as moléculas de Ig de membrana, que, em conjunto com a Igα e Igβ, formam o receptor de antígeno de células B maduras (BCR).
Há três tipos principais de linfócitos: células T (ou linfócitos T) que são responsáveis pelas respostas mediadas por células; células linfoides inatas que tem um papel importante na imunidade inata e células B (ou linfócitos B) que produzem anticorpos. Uma imagem de um linfócito feita a partir de um microscópio eletrônico.
Linfócitos não reagem de qualquer maneira, fenômeno chamado de '''Ignorância Imunológica'''. Com relação à tolerância centraldos linfócitos T, o principal mecanismo é a “seleção natural ou deleção” que ocorre da seguinte maneira: Primeiramente o linfócito T imaturo reage
O tempo de vida de um linfócito é variável podendo de estender de poucos dias até vários anos. Enquanto os outros tipos de leucócitos migram somente na direção sangue-tecido, os linfócitos circulam livremente do sangue para os tecidos e vice-versa.