São eles: mapa político, físico, econômico e histórico. Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas.
Entre os mapas humanos temos: O mapa político – que aponta a divisão do território em países, estados, regiões e municípios. O mapa econômico – que indica as atividades produtivas do homem em uma determinada região. O mapa demográfico – que apresenta a distribuição da população em uma determinada região.
Tipos de mapas: quais são e suas características
Os principais tipos de mapa são:
O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.
Exemplos de mapas temáticos e características: - Mapa Político - mostra a divisão política de um país, continentes, estados. ... - Mapa de Vegetação – abordam os principais tipos de vegetação (matas, florestas, campos, cerrados, vegetação litorânea, etc.) de uma região. Exemplo: Mapa da Vegetação dos Estados Unidos.
Já os mapas humanos, são representações baseadas na atividade humana (política, social ou cultural). Enquanto os mapas temáticos são representações de um território em função de algum tema. Por exemplo, mapas de desenvolvimento sócio-econômico, da violência, de fluxos migratórios, são representações temáticas.
Os tipos de mapas existentes variam de acordo com sua escala, objetivo e aquilo que representam. Os mapas podem ser classificados como físicos ou humanos. Os mapas físicos são os que apresentam formações físicas presentes na natureza. Já os mapas humanos, são representações baseadas na atividade humana (política, social ou cultural).
Características dos mapas e dos gráficos Os mapas e os gráficos são dois instrumentos utilizados em várias profissões, pois são importantes elementos de orientação e localização.
Mapas históricos: são mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as áreas colonizadas no Brasil até o século XVII. Mapas estilizados: são mapas em que não há a representação fiel das proporções das diferentes áreas do espaço geográfico, alterando suas formas conforme as informações.
Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar. Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado. Por esse motivo, dá-se o nome de mapas temáticos.
Como girar texto no WPS Office?
Qual a diferença entre os cursos de marketing e publicidade e propaganda?
O que corresponde o quarto período do parto?
Quem tem direito a meia entrada no Rio de Janeiro?
Quanto um neurocirurgião ganha por plantão?
Qual a diferença entre ética normativa e descritiva?
Como conseguir uma prótese de perna pelo SUS?
Quando é a prova do TJ SP 2021?
O que Deus diz sobre ajudar o próximo?
Onde colocar a pedra quartzo rosa?
O que é considerado uma propriedade rural?
Quais são os perigos de relâmpago?
Em que momento se utiliza o in dubio pro societate e em que momento se utiliza o in dubio pro reo?
Quais são os limites do território brasileiro?