A) localização espacial – são atividades em que a criança deverá localizar-se e localizar objetos em meio a outros objetos e pessoas em determinado espaço. Possui sentido estático. Exemplo: localizar objetos em cima, embaixo, à esquerda ou à direita de algo; representar sua posição na sala de aula ou em outro ambiente.
Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.
Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
Os conceitos de “frente e trás” , “** em cima e embaixo” , “dentro e fora” e “entre objetos”**, podem ser trabalhados a partir do espaço da sala de aula, que deve ser preparado, com antecedência, pelo professor, organizando diversos objetos em posições que favoreçam a compreensão do conceito.
Atividades de orientação espacial para crianças, em especial, com TDAH, Dislexia, Autismo. Estas atividades são muito importantes e feitas justamente por perceber que muitas crianças, não apenas as que possuem TDAH, Dislexia ou Autismo, têm muitas dificuldades em se posicionar no espaço.
Orientação espacial e movimentos corporais. Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
Essa noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação. Sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.
Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo. Por isso, o ideal é estimulá-las, desde cedo, com brincadeiras que proporcionem jeitos diferentes de vivenciar os conceitos que mencionei acima. Vamos brincar de circuito? A dica de hoje é um dos exemplos.
Qual era o principal objetivo da proposta educacional de Rousseau?
Como funciona fogão de indução?
Quais os tipos de termostato que existem?
Como são as manchas de cirrose?
Qual é o mecanismo de ação dos antibióticos?
O que é Superstrato e substrato?
Qual foi o papel de Henrique II?
Onde fica a fábrica de grafeno no Brasil?
Quanto tempo leva para minerar 1 Monero?
Qual a diferença de Pré-preparo e preparo?
Qual a porcentagem ideal de ácido hialurônico?
Como trabalhar os sentidos de forma ludica?
Quem pode fazer psicologia jurídica?
Qual programa de TV realiza sonhos?
Quem criou o conceito de água virtual?
Onde se localiza a região lombar?