Na cinemática, o movimento uniforme é aquele em que o objeto mantém regularidade na velocidade ou aceleração, ou seja, percorre distâncias iguais em tempos iguais.
O movimento é dito uniforme quando o módulo da velocidade escalar do móvel ou objeto é constante em qualquer instante, ou seja, no movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais e intervalos de tempos iguais.
Fórmulas do movimento uniformemente variado
O movimento uniforme acontece com velocidade constante. Nesse tipo de movimento, não há aceleração. ... O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais.
Um corpo está em movimento uniforme quando anda espaços iguais, pedaços iguais em tempos iguais. ... A fórmula significa que a posição final de um corpo é a posição inicial mais a velocidade vezes o tempo. A principal característica do movimento uniforme é ter uma velocidade constante.
Em linha reta e no mesmo ritmo. Corpos que se deslocam em trajetória retilínea e com velocidade constante – ou seja, sem aceleração – estão em movimento retilíneo uniforme, ou MRU. Corpos em MRU percorrem sempre a mesma distância em um mesmo intervalo de tempo.
O movimento uniforme pode ser representado na forma de gráficos de posição em função do tempo com retas ascendentes ou descendentes. Retas ascendentes correspondem a movimentos progressivos, ou seja, movimentos nos quais os móveis afastam-se de seu referencial.
Movimento uniforme é o deslocamento que ocorre em linha reta e com velocidade constante, assim, percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. No movimento uniforme, não há aceleração. Veja também: Conceitos básicos de Cinemática. Suponha que um veículo mova-se em movimento uniforme com velocidade de 30 km/h.
Confira um exemplo de gráfico da posição em função do tempo para o movimento uniforme progressivo: Na figura abaixo, temos um gráfico que representa a posição em função do tempo para um móvel que executa um movimento uniforme e regressivo (ou retrógrado).
Para definirmos corretamente o movimento de um corpo, é necessário escolher um referencial. Na Física, entendemos que referencial é a posição em que o observador se encontra. A figura abaixo mostra alguns veículos que se movem em diferentes sentidos ao longo da direção horizontal.
Como é feito a corrente de prata?
Quanto custa para fazer uma edição de vídeo?
Como incluir o aluno surdo na escola regular?
Qual a linguagem da carta de solicitação?
Como começar a fazer uma cidade no Minecraft?
Quem faz o planejamento da escola?
Como usar o programa CyberGhost?
Como é feito o contrato social?
O que perguntar para um profissional?
Como faço para começar a campanha do agasalho na minha empresa?
O que falar em uma devolutiva?
Como se faz uma cruzadinha no caderno?
Como funciona o ICMS Ecológico?