O tecido conjuntivo é caracterizado por conter muita matriz extracelular, além de diversos tipos celulares que exercem funções importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo.
Tecido Conjuntivo Denso
É tipicamente encontrado em duas situações: formando os tendões, mediando a ligação entre os músculos e os ossos; e nos ligamentos, unindo os ossos entre si.
O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes.
É formado por fibras elásticas grossas, por fibras colágenas finas e por fibroblastos. É um tecido pouco freqüente, sendo encontrado nos ligamentos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis. É formado por fibras reticulares e por células reticulares (fibroblastos que produzem fibras reticulares).
A matriz extracelular é um arcabouço de moléculas que se situa no meio externo da célula. É composta por proteínas, carboidratos e moléculas que são produzidos pelas células e secretadas para o meio extracelular.
27 curiosidades que você vai gostar
→ Componentes do sangue
O sangue é composto pelo plasma e pelos elementos celulares, que incluem células sanguíneas e fragmentos celulares. O plasma, que é a matriz líquida do sangue, corresponde a 55% do volume sanguíneo, enquanto os elementos celulares ocupam, aproximadamente, 45% desse volume.
O tecido conjuntivo denso é formado pelos mesmos elementos encontrados no tecido conjuntivo frouxo, porém tem fibras mais espessas e mais numerosas, além de menor quantidade de células. Este tecido conjuntivo é menos flexível e mais resistente à tensão do que o tecido conjuntivo frouxo.
Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade.
Os tecidos conjuntivos podem ser:Tecido sanguíneo.Tecido ósseo.Tecido cartilaginoso.Tecido adiposo.Tecido conjuntivo propriamente dito.
Localizam-se principalmente no encéfalo e medula espinhal. Os poucos neurônios que ficam foram do SNC formam os gânglios nervosos, agrupados em pontos específicos do corpo.
Ela pode ser: gelatinosa (tecido conjuntivo frouxo e denso), líquida (sanguíneo), flexível (cartilaginoso) ou rígida (ósseo). Desse modo, pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais, a saber: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.
Além da matriz extracelular abundante, o tecido conjuntivo propriamente dito possui uma população bastante heterogênea de células tais como fibroblastos, fibrócitos, macrófagos, mastócitos, linfócitos, plasmócitos, adipócitos e células mesenquimais indiferenciadas.
Com base no arranjo das fibras, existem dois subtipos de tecido conjuntivo denso: o denso modelado e o denso não modelado. O tecido conjuntivo denso modelado tem as fibras de colágeno (colagénio) alinhadas paralelamente umas às outras.
O tecido conjuntivo apresenta uma substância intercelular abundante, formada basicamente de uma Substância Fundamental Amorfa (SFA) e fibras proteicas. A SFA é constituída de água, glicosaminoglicanos, proteoglicanos, proteínas multiadesivas e alguns polissacarídeos como o ácido hialurônico.
Defesa: nas células do tecido conjuntivo podem ser encontrados macrófagos e plasmócitos, além da substância fundamental. A substância fundamental atua como barreira, protegendo o corpo de bactérias e de outras partículas. Os macrófagos atuam como fagocitadores, enquanto que os plasmócitos produzem diversos anticorpos.
Tem mais depois da publicidade ;) O sangue é produzido principalmente no interior dos ossos chatos, aqueles que apresentam espessura bastante reduzida. Como exemplo desses ossos, podemos citar as vértebras, costelas, ossos do quadril, crânio e externo.
Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).
Os glóbulos sanguíneos são as hemácias, plaquetas e vários tipos de leucócitos. A função principal do sangue é o transporte de oxigênio, nutrientes, remoção do dióxido de car- bono e remoção dos produtos de excreção dos tecidos. Também as funções de defesa são inter- mediadas pelo sangue através dos leucócitos.
O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência. A disposição dessas fibras é a característica primordial para a classificá-lo como fibroso ou tendinoso. Fazendo assim parte do tecido conjuntivo propriamente dito.
Tipo de tecido conjuntivo menos flexível e mais resistente às trações. Este apresenta menos células do que no tecido conjuntivo frouxo, dentre as quais se sobressaem os fibroblastos, e nele há predomínio de fibras colágenas sobre os outros componentes. Pode ser: modelado (regular) ou não modelado (irregular).
Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea.
As funções do tecido sanguíneo incluem o transporte de hormônios até seu local de atuação; transporte de gás oxigênio e nutrientes às células; captura de gás carbônico e excreções celulares; e defesa a agentes estranhos. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros dessa substância em seu corpo.
Revestimento e proteção da superfície do corpo, dos órgãos e cavidades corporais; Absorção de substâncias, como ocorre nos intestinos e rins; Secreção de substâncias – nas glândulas, por exemplo; Função sensorial, como por meio do neuroepitélio olfativo.
Funções do tecido adiposo
O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética. A gordura constitui uma forma eficiente de armazenamento de calorias porque apresenta cerca do dobro da densidade calórica dos carboidratos e das proteínas.
O sistema nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. ... Tais tecidos são compostos pelos neurônios e células da glia.
Como criar gráficos em linha no Excel?
Pode tomar chá de camomila para sinusite?
Como montar um kit de pincel de maquiagem?
Para que serve o chuveirinho do banheiro?
O que é uma palavra informal exemplos?
Como fazer caixa explosiva para o Dia das Mães?
Para que é usado o chapéu-de-couro?
Como colocar o dreno na piscina?
Como usar o comando cd no cmd?
Como usar o colete ortopédico?
O que vem no kit festa para 30 pessoas?
Qual a forma adequada para usar o cinto de segurança estilo paraquedista?
Como usar o executar do Windows?