O que é o sintoma para Freud?

Pergunta de Guilherme Pires de Miranda em 30-05-2022
(59 votos)

Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).

Qual o conceito de sintoma?

Na literatura médica, sintoma é qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir-se em um início de doença.


Qual a origem dos sintomas segundo a psicanálise?

Freud conceituou o sintoma escutando as queixas de suas pacientes. Era um olhar médico, curioso. Concluiu que o sintoma não era sinal de uma doença, e sim, a expressão particular de um conflito psíquico. O sintoma ganhou o estatuto de formação do inconsciente, assim como os sonhos e os esquecimentos.

O que é sintoma analítico?

Antes que se inicie a análise, o sintoma é considerado um signo (sinal): aquilo que representa alguma coisa para alguém. Quando esse sintoma se transforma em questão, ele aparece como a própria expressão da divisão do sujeito. Nesse momento, o sintoma, ao ser endereçado ao analista, é transformado em sintoma analítico.

O que Freud quer dizer quando fala da relação entre sintomas e defesas?

Desde suas primeiras publicações psicanalíticas, Freud concebia os sintomas como formações de compromisso entre as forças recalcadas e as recalcadoras ocasionadas pelo retorno das lembranças recalcadas, isto é, pelo fracasso da defesa (Freud, 1896c, p. 169-170).

O que é "sintoma" para a psicanálise? | Christian Dunker | Falando nIsso 25


38 curiosidades que você vai gostar

O que é defesa para Freud?

Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

O que não vira palavra vira sintoma?

Adoecemos por aquilo que não dizemos. ?? Algumas pessoas deixam de falar e expressar seus sentimentos, escondendo o que realmente sentem de verdade, e isso pode causar problemas de relacionamento, sintomas emocionais e físicos.

O que é sintoma neurótico?

Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.



Outras questões

Como é formado o território do nosso país?

O que acontece se eu declarar imposto de renda errado?

Como ocorreu a fundação de Brasília?

Como revelar fotos de um negativo?

O que acontece na vasodilatação?

Quantos anos Penha SC tem?

Como saudar o Buda?

Como tirar as folhas da janela de alumínio?

O que havia no lugar antes do desenvolvimento da cidade de Lençóis Paulista?

Como ser um agente de viagens autônomo?

Como o Império Carolíngio se formou e qual sua contribuição para a expansão do cristianismo?

Como arrumar o cadastro do auxílio emergencial?

Como foi o processo de desenvolvimento da escrita chinesa?

Em que ano Santa Isabel foi fundada?

O que provocou a desintegração da comunidade Gentilica?

Como ocorre o processo de transformação do músculo em carne?

Como achar um vídeo no TikTok?

Em que ano foi fundado Laranjeiras do Sul?

Como mover uma ação pelo CDC?

Como Rechear cone para festa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com