Opsonização, em imunologia, é o processo que consiste em fixar opsoninas, e.g. imunoglobulinas, em epítopes do antígeno, facilitando a fagocitose. Opson (ὄψον) é a transliteração de uma palavra grega que significa condimento, tempero, molho, ou seja, algo que facilite a digestão.
Opsonização: nesse processo o anticorpo se une ao antígeno e produz um complexo antígeno-anticorpo, ajudando a induzir a fagocitose; Ativação do complemento: as proteínas são ativadas e causam a ruptura da membrana de organismos invasores.
Opsonização em imunologia é o processo que facilita a ação do sistema imunológico por fixar opsoninas ou fragmentos do complemento na superfície bacteriana, permitindo a fagocitose. Se for feita uma analogia, opsonização seria como passar mel em um ladrão e colocá-lo num quarto fechado cheio de ursos.
A fagocitose é o processo pelo qual a célula captura toda e qualquer substância estranha ao organismo. Este processo é amplamente facilitado pela opsonização gerada pela presença de proteínas semelhantes às proteínas do sistema do complemento (Iwanaga & Lee, 2005).
As opsoninas são essas moléculas (anticorpos ou fragmentos do complemento) que se ligam aos microrganismos, também chamados de antígenos, e que são essenciais no processo de opsonização. Essas moléculas são as que os neutrófilos e fagócitos reconhecem por seus receptores e que aumentam a eficiência da fagocitose.
41 curiosidades que você vai gostar
Os processos físicos que podem provocar a lise da célula são a sonicação, isto é a aplicação de ultrassons cujas vibrações geram tensões mecânicas na suspensão celular, e o choque térmico com rápido congelamento e descongelamento que gera a rotura devido à formação de cristais no citosol.
A fagocitose inicia com a formação dos pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. A proteína actina contribui com a formação dos pseudópodes, conferindo a sustentação mecânica para a fluida membrana plasmática.
As anafilotoxinas são peptídeos capazes de promover uma reação inflamatória, as quais são responsáveis por ativar nossa resposta imune. Essas moléculas são derivadas da ativação do sistema complemento no nosso organismo, causando uma reação inflamatória grave e, em alguns casos, fatal.
Lise celular é o processo de ruptura da membrana plasmática da célula e a liberação do material de dentro para o meio exterior da célula.
O SC participa dos seguintes processos biológicos: fagocitose, opsonização, quimiotaxia de leucócitos, liberação de histamina dos mastócitos e basófilos e de espécies ativas de oxigênio pelos leucócitos, vasoconstrição, contração da musculatura lisa, aumento da permeabilidade dos vasos, agregação plaquetária e citólise ...
Com o avanço da biotecnologia, se tornou possível produzir em laboratório anticorpos monoclonais, ou seja, específicos para uma única região do antígeno (epítopo). Esta nova tecnologia tornou os anticorpos monoclonais importantes ferramentas de diagnóstico em diversos exames laboratoriais.
Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE.
As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).
OPSONIZAÇÃO E FAGOCITOSE MEDIADA POR ANTICORPO
Tem afunção de ativação celular (degranulação). FcγRI(reconhece microrganismo opsonizado por IgG): presente nos neutrófilos e macrófagos. Tem a função deestabelecer a fagocitose e ativação de fagócitos.
Algumas moléculas de C3b fazem a opsonização os microrganismos, mas algumas outras se ligam ao complexo C3 convertase (C4bC2a), formando, dessa forma, a C5 convertase. A função da C5 convertase é clivar C5 em suas frações C5a e C5b e inicia as etapas terminais da ativação do complemento.
A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.
Quando uma célula animal é colocada em uma solução hipotônica, observa-se um aumento da entrada de água na célula por osmose. Nesse caso, a água aumenta o volume da célula rapidamente fazendo com que ocorra seu rompimento (lise).
A solução de lise é assim denominada devido a sua função de rompimento da membrana plasmática e outras membranas. O detergente permite a desestruturação das moléculas de lipídios das membranas biológicas.
A membrana celular é muito permeável à água. Colocadas em uma solução hipotônica, as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento de volume for muito acentuado, a membrana se rompe e o conteúdo da célula extravasa, fenômeno conhecido como lise celular.
Anafilatoxinas ou anafilotoxinas são fragmentos (C3a, C4a ou C5a) que são produzidos durante as vias do sistema complemento. As anafilatoxinas se ligam aos receptores específicos da superfície celular e promovem a inflamação aguda através da estimulação da quimiotaxia neutrolítica e ativação dos mastócitos.
Os componentes C3a e C5a que aumentam a permeabilidade são chamados anafilatoxinas. Eles agem principalmente pela liberação de histamina dos mastócitos e das plaquetas.
- C3b é uma importante opsonina. - Reveste o microrganismo e se liga aos receptores(CR1-4) nos macrófagos e neutrófilos e isso aumenta a fagocitose. - C3b-Ac-Ag liga-se aos receptores CR1 nos eritrócitos, passam pelo fígado, baço onde são capturados pelos macrófagos e removidos por fagocitose.
A fagocitose é realizada apenas por células que são capazes de movimentar-se, tais como as amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste no prolongamento citoplasmático com a formação de pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida.
No interior do fagossomo são lançadas enzimas que degradam a partícula ingerida, que pode ser um micro-organismo ou até mesmo restos celulares. Essas enzimas são liberadas por organelas chamadas de lisossomos, que se unem ao fagossomo formando um vacúolo digestivo.
A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários realizam a sua alimentação. Também é realizada pelos leucócitos, ao encontrar materiais estranhos no organismo. Ela consiste no englobamento de partículas pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula.
O que fazer quando o cachorro está com catarata?
Como formatar célula para números?
Como formatar tabelas e figuras ABNT?
O que preciso para emitir certificado de curso livre?
Quando o cachorro começa a perder pelos?
Como evitar diabetes em cachorro?
Como medir a quantidade de flúor na água?
Qual é o valor nutritivo da jaca?
Como saber se meu IBAN está correto?
Como descobrir a origem de um Vira-lata?
Como saber se o controle do PS3 e original?
Quantos metros quadrados e uma vaga de estacionamento?
Como aliviar o bico da mama ao amamentar?
Como ativar chip bloqueado por falta de Recarga Oi?
Como melhorar a qualidade de vida do paciente com Alzheimer?
Como ver as respostas do Google Forms pelo código fonte?