O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade Por estranhamento, entendemos a postura metodológica que orienta a prática científica no sentido de desenvolver a atitude de se propor a conhecer a realidade social como observador, que olha de fora, e não de dentro, como se fizesse parte dela.
No campo da Sociologia, o termo desnaturalizar é usado para evidenciar que os fenômenos sociais passaram por diferentes momentos históricos. Nesta direção, o termo desnaturalização nos mostra que as mudanças sociais só acontecem por conta das decisões tomadas pelo homem.
Em relação a desnaturalização, estranhar implica em não achar normal, natural, os milhares de absurdos que disparam a cada dia. Na veridicidade, os fatos advêm das decisões, das implicações e da intervenção humana no mundo, que por serem recorrentes, parecem ser naturais, mas não o são.
Significa parar de enxergar aquilo que está à nossa volta como normal (ou natural) e buscar entender a lógica por trás da instauração desse padrão de normalidade. O melhor exemplo disso é o do papel da mulher na sociedade. ... Tal mentalidade é fruto claro da "antiga" sociedade patriarcal em que vivíamos.
O estranhamento e a desnaturalização recaem tanto sobre os fenômenos sociais como sobre as explicações desses fenômenos, assim proporciona estados de suspensão de saberes e procura por outras compreensões, em processos sempre dinâmicos.
O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.
é importante pois assim é possivel conhecer novas culturas, para nos desacostumarmos com as mesmas coisas de sempre e nos abrirmos para novos hábitos.
O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.
O olhar de estranhamento é uma forma de insegurança sobre alguma determinada ação, não sendo necessariamente a falta de segurança, mas a dúvida sobre algo que se liga a desconfiança.
Para desfazer esse entendimento imediato, um papel central que o pensamento sociológico realiza é a desnaturalização das explicações dos fenômenos sociais.
Procurando fazer uma ponte entre estranhamento e desnaturalização, pode-se afirmar que a vida em sociedade é dinâmica, em constante transformação; constitui-se de uma multiplicidade de relações sociais que revelam as mediações e as contradições da realidade objetiva de um período histórico.
Estranhamento é espanto, relutância, resistência. Estranhamento é uma sensação de incômodo, mas agradável incômodo, vontade de saber mais e entender mais, sendo, pois, uma forma superior de duvidar. Problematizar um fenômeno social é fazer perguntas com o objetivo de conhecê-lo: “- Por que isso ocorre?”
Estranhamento é o ato de estranhar no sentido de admiração, de espanto diante de algo que não se conhece ou que não se espera; por achar estranho, ao perceber alguém ou algo diferente do que se conhece ou do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma; por surpreender-se, assombrar-se em função do desconhecimento de algo que ...
Quais são as expressões da questão social com as quais os assistentes sociais trabalham?
O que é tipologia textual descritiva?
Quanto tempo demora o teste do cotonete?
Quantas palavras tem uma introdução de artigo científico?
Qual o limite de bagagem para ônibus?
Qual a diferença entre falácias e sofismas Cite e explique dois tipos de falácias?
Qual é a diferença entre o sotaque americano e britânico?
O que é ser uma pessoa equilibrada?
Quem é o cantor mais conhecido do forró?
Quantos amperes suporta um fio de 16mm alumínio?
Como ativar a tecla Fn do notebook Lenovo?
O que significa fúcsia em português?
Quando é permitida a dispensa de licitação?