O que é o não confisco?

Pergunta de Rodrigo Loureiro Pinho em 30-05-2022
(14 votos)

O Princípio do Não Confisco é a garantia constitucional de que a carga tributária não recaia de maneira esmagadora sobre o contribuinte. Em outras palavras, trata-se da garantia de que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar os tributos para violar o direito de propriedade do contribuinte.

Qual o conceito de confisco?

Confisco é o ato pelo qual o Estado, aqui denominado fisco, valendo-se do seu poder assume a propriedade de bens de alguém sem pagar a indenização correspondente. Confiscar é apropriar-se o Estado de bens do particular.


São exemplos de confisco?

Exemplo clássico de confisco é o exagero da Administração Pública na aplicação de multas pelo descumprimento de obrigações tributárias.

O que significa Confiscatorio?

1. Confiscatório. Caráter confiscatório é aquele que confisca algo. Por imposto confiscatório devemos entender aquele que absorve grande parte do valor da propriedade ou de sua renda, havendo uma diferença apenas entre o imposto constitucional e o confiscatório.

Quais são os tributos extrafiscais?

Os tributos extrafiscais são orientados por interesses políticos, econômicos, sociais ou ambientais. Exemplos: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), Imposto sobre Exportação (IE), etc.

PRINCÍPIO DO NÃO CONFISCO


29 curiosidades que você vai gostar

Quais são os impostos extrafiscais e suas principais características?

Os impostos extrafiscais por natureza são os seguintes: Imposto sobre Importação (II), Imposto sobre Exportação (IE), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Seu objetivo é a intervenção na economia, superando a simples arrecadação.

Quais são os tipos de tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Os tributos são a principal fonte de arrecadação de receitas do Governo Federal, mas você sabia que parte desse valor arrecadado já possui destino certo?

Quando um tributo terá efeito confiscatório?

O efeito confiscatório, em linhas gerais, traz a ideia de punição, ou seja, impregna na mente de quem está interpretando que quem não paga o tributo terá algum bem expropriado para quitar a dívida.

Quando o tributo possui finalidade interventiva?

Quando o tributo possui finalidade interventiva, ou seja, foge ao simples objetivo de arrecadar, quando ele extrapola a arrecadação para objetivar interferir na economia ou sociedade, referido tributo terá por característica: A) seletividade. B) fiscalidade.



Outras questões

Quais as principais características da alvenaria estrutural?

Quais as normas da ABNT?

Quanto custa 1 kg de mandioca descascada?

Como colocar transparência no Canva?

O que é correto se fazer após um longo e intenso treinamento?

Qual é o salário da Suzana Vieira?

Quando o sopro está alto?

Quais são os problemas ambientais globais?

O que Weber considera status?

O que é o CTO de uma empresa?

Como faço para iniciar uma nova apresentação no PowerPoint?

O que quer dizer a expressão imagina?

Quais franquias dão mais lucro?

Quais são os tipos especiais de tecido conjuntivo?

Quais os sintomas antes da convulsão?

Em que ano foi criado o HTML?

Quais os males que a água poluída pode provocar?

Como podemos exercer nossa cidadania de forma ética?

Quantos ml de café por dia?

Como transformar m3 de gás em kg?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com