O que é o não confisco?

Pergunta de Rodrigo Loureiro Pinho em 30-05-2022
(14 votos)

O Princípio do Não Confisco é a garantia constitucional de que a carga tributária não recaia de maneira esmagadora sobre o contribuinte. Em outras palavras, trata-se da garantia de que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar os tributos para violar o direito de propriedade do contribuinte.

Qual o conceito de confisco?

Confisco é o ato pelo qual o Estado, aqui denominado fisco, valendo-se do seu poder assume a propriedade de bens de alguém sem pagar a indenização correspondente. Confiscar é apropriar-se o Estado de bens do particular.


São exemplos de confisco?

Exemplo clássico de confisco é o exagero da Administração Pública na aplicação de multas pelo descumprimento de obrigações tributárias.

O que significa Confiscatorio?

1. Confiscatório. Caráter confiscatório é aquele que confisca algo. Por imposto confiscatório devemos entender aquele que absorve grande parte do valor da propriedade ou de sua renda, havendo uma diferença apenas entre o imposto constitucional e o confiscatório.

Quais são os tributos extrafiscais?

Os tributos extrafiscais são orientados por interesses políticos, econômicos, sociais ou ambientais. Exemplos: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), Imposto sobre Exportação (IE), etc.

PRINCÍPIO DO NÃO CONFISCO


29 curiosidades que você vai gostar

Quais são os impostos extrafiscais e suas principais características?

Os impostos extrafiscais por natureza são os seguintes: Imposto sobre Importação (II), Imposto sobre Exportação (IE), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Seu objetivo é a intervenção na economia, superando a simples arrecadação.

Quais são os tipos de tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Os tributos são a principal fonte de arrecadação de receitas do Governo Federal, mas você sabia que parte desse valor arrecadado já possui destino certo?

Quando um tributo terá efeito confiscatório?

O efeito confiscatório, em linhas gerais, traz a ideia de punição, ou seja, impregna na mente de quem está interpretando que quem não paga o tributo terá algum bem expropriado para quitar a dívida.

Quando o tributo possui finalidade interventiva?

Quando o tributo possui finalidade interventiva, ou seja, foge ao simples objetivo de arrecadar, quando ele extrapola a arrecadação para objetivar interferir na economia ou sociedade, referido tributo terá por característica: A) seletividade. B) fiscalidade.



Outras questões

O que é bom para desinchar a próstata?

Como solicitar dispensa de licença ambiental CETESB?

Como solicitar cidadania grega?

Como fazer uma bucha de parafuso?

Como saber CEI da obra?

Qual o melhor horário para tomar a vitamina Damater?

Como por talheres na mesa?

O que pode provocar urticária?

Como adicionar letra de música no Resso?

O que fazer para a orquídea crescer rápido?

Como o técnico de enfermagem pode atuar na área da saúde mental?

Como reformar cadeira estofada em casa?

Quanto custa a licença do pacote Office?

Como apagar vários seguidores de uma vez no Instagram?

Qual a principal função da psicopedagogia hospitalar?

Como saber se o certificado?

Como tirar solda de eletrodo?

Como saber se o cão está com fome?

Como viver com câncer de pâncreas?

Como remover um aparelho de celular da minha conta do Google?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com