O mal é o nosso distanciamento de Deus. Santo Agostinho categoriza o mal em três formas: ontológico, físico e moral, onde respectivamente representam o ser enquanto ser, a moralidade e o sofrimento no mundo.
Santo Agostinho introduziu na história da liberdade a idéia de livre- arbítrio. ... O livre-arbítrio está em ter sido a primeira idéia universal de liberdade, fundando-a na vontade do ser humano. Dessa maneira, todo e qualquer ser humano poderia ser livre em qualquer condição, e não apenas um determinado grupo social.
A teodiceia agostiniana afirma que Deus criou o mundo ex nihilo (do nada), mas sustenta que Deus não criou o mal e não é responsável por sua ocorrência. O mal não é atribuído à existência por direito próprio, mas é descrito como a privação do bem – a corrupção da boa criação de Deus.
Contra o maniqueísmo, que afirmava que o Bem (espírito) e o Mal (matéria) eram forças coeternas, opostas e em luta, Agostinho resolveu o problema do mal, desvinculando-o totalmente de Deus, (o Sumo Bem criador de tudo) e constatando que a culpa da presença do mal no mundo deve-se ao mau uso que fazemos de nosso livre- ...
Como Santo Agostinho (354-430) justifica a existência do mal a partir da noção de livre-arbítrio e da distinção daquele em ontológico, moral e físico.
O que um diretor financeiro faz?
O que são adverbios e quais são eles?
Como por as pastas escuras no meu pc?
Com quanto tempo nasce o dente do bebe?
Quanto custa um curso tecnico de nutrição?
Como por bateria do iphone 5 a dorar mais?
Com quantos meses o cachorro pode tomar banho?
O que significa sonhar que caiu um dente?
O que é aveloz e para que serve?
O que causa espinha nas costas?
Quanto de proteina deve se comer por dia?
O que significa eritrocitos baixos?
Quais os tipos de jogos de baralho?