A poesia lírica é uma forma de poesia que surgiu na Grécia Antiga, e originalmente, era feita para ser cantada ou acompanhada de flauta e lira.
O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.
Gênero lírico: Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções, são permeados pela função poética da linguagem. Neles há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das palavras.
Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
41 curiosidades que você vai gostar
Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.
O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. ... O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos. Todos eles apresentam personagens que agem num determinado espaço e num determinado tempo.
O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa. E quando o texto épico é escrito em versos chama-se versos épicos e quando escrito em prosa chama-se de narrativa épica.
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
Sobre o gênero lírico, estão corretas, exceto: ... Presença de um eu lírico que manifesta e expõe seus sentimentos e sua percepção acerca do mundo. b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.
As epopeias designam poemas narrativos heroicos bem extensos, os quais remetem aos feitos históricos ou temas mitológicos. Possuem uma estrutura fixa, tal qual o poema de Camões “Os Lusíadas”, divididas em cinco partes: ... Narração: parte mais longa da epopeia, onde estão relatadas todos os feitos do herói.
Herói é uma denominação para o personagem principal em uma obra literária. Mas também é um termo utilizado para se referir a qualquer personagem que realizou atos de bravura e nobreza. Em alguns casos, suas habilidades transcendem as de pessoas normais em força, agilidade e coragem.
O texto narrativo possui como característica alguém que possa contar a história. Este é o papel do narrador ao contar a ação que envolve personagens, tempos, espaços e conflitos. O narrador pode ser observador e contar os fatos apenas sob a sua ótica, mas pode também estar inserido na história como um personagem.
Textos épicosOdisseia (Homero, Grécia; narrativa do retorno de Ulisses da Guerra de Troia)Eneida (Virgílio, Roma; narrativa dos feitos romanos)Paraíso perdido (Mílton, Inglaterra)Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itália)Os Lusíadas (Camões, Portugal)
O que é Épico:
O gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Consiste em um gênero literário originário do âmbito da poesia (poesia épica), que relata os atos heroicos de personagens reais ou lendários. Hoje, o gênero literário épico não se restringe apenas à poesia.
O que é o gênero dramático:
O gênero é baseado em ação e diálogo, sendo a narração uma característica secundária nesse tipo de texto. Os textos são produzidos em prova ou em verso e são usados para dar vida a dramatizações no cinema, no teatro ou na televisão.
Subgêneros narrativosEpopeia: poema narrativo.Romance: longa narrativa em prosa.Conto: curta narrativa em prosa.Novela: narrativa em prosa, com dimensões entre o conto e o romance.Fábula: narrativa curta, protagonizada por animais e com uma moral.
Gênero NarrativoOs textos narrativos apresentam narrador, enredo, personagens, espaço e tempos, conflito, clímax, resolução do conflito e conclusão dos fatos.Dentre o gênero narrativo, algumas obras se destacam como a novela, o conto, a crônica, a fábula, o apologo e, principalmente, o romance.
Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros. O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento.
Tipos de Literatura Que ExistemLiteratura Infanto-juvenil.Literatura Infantil.Literatura de Cordel.Literatura Adulta.Literatura Cientifica.Literatura Popular.Literatura Humorística.Literatura Religiosa.
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Notícia, bula de remédio, parábola, piada, manual de instrução, classificado, resumo, tira, charge, receita culinária, poema, romance, crônica, propaganda, entrevista, edital... Todos eles são gêneros textuais!
São características do gênero narrativo: ... c) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.
Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Heróis: considerados os semideuses, ou seja, filhos de deuses com humanos. Dos heróis gregos destacam-se: Perseu, Teseu e Belerofonte. Ninfas: figuras mitológicas femininas sempre lindas e alegres e que cuidavam das florestas. ... Podiam ser representadas com asas e cabeça e busto de mulher, tal qual as Harpias.
Qual a diferença entre whey protein e albumina?
Como calcular a quantidade de movimento?
Como provocar uma pessoa por mensagem?
Como fazer letras espelhadas no word?
Quais os benefícios da água gelada?
Quanto tempo a pessoa fica com gesso na perna?
São exemplos de endoparasitas?
Qual o maior problema para o crescimento da produtividade no Brasil?
Quantas horas em média o brasileiro passa na internet?
Quais os números naturais entre 3 é 5?
Quanto tempo demora uma tomografia com contraste?
Qual foi os números da Mega da Virada de 2020 para 2021?
O que fazer quando sai leite pelo nariz do filhote de cachorro?
Quais são os códigos das operadoras?