Já o conhecimento discursivo é aquele que se adquire através de conceitos e parte de uma construção em etapas. Ele é moldado a partir de uma sequência de ideias, fatos e raciocínios, culminando em uma conclusão “x” ou “y”.
Conhecimento discursivo: é o conhecimento imediato, ou seja, é o conhecimento dado por meio de conceitos. Exemplos: conhecimento ''geral''.
O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.
O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:
Pertencente ou concernente ao intelecto, à inteligência (conhecimento intelectivo); INTELECTUAL: "Por isso tal humildade não envolve ali o erro, ou cegueira que toca à parte intelectiva; senão um peso, ou inclinação, que deprime..." (Manuel Bernardes, Nova flor.))
Que se obtém por intuição: conhecimento intuitivo. ... Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.
O conhecimento intuitivo é um conhecimento imediato, alcaçando sem intermediária, um tipo de pensammento direto, uma visão súbita; O conhecimento discursivo vai além das informações concretas e imediatas recebidas por intuição.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
Pode, deste modo, propor-se, em vez de uma oposição entre sujeito e objecto, uma relação entre estes, inserida num contexto específico. O conhecimento pode ser compreendido como uma "crença verdadeira justificada", isto é, um dado sujeito tem uma crença – opinião, – essa crença é verdadeira e o sujeito tem boas razões para a justificarem.
Constroem-se conhecimentos nas interações com outras pessoas, com o meio físico e natural.
Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer"), como a própria origem da palavra indica, é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das ...
O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem em declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade. Associamos informação à semântica.
Quanto tempo a virose fica no corpo?
O que é dependencia de drogas?
Com quantas semanas se descobre o sexo?
O que é ggt no exame de sangue?
Quanto à responsabilidade civil no direito brasileiro?
Quando usar o primer na unha de gel?
O que é a experiência jurídica?
Quem é mais forte um Almirante ou um Yonkou?
Qual a idade para a compulsória?
Em que ano nasceu Letícia Almeida?
Quais eixos devem orientar a prática pedagógica do professor da EJA no campo?
Quais os princípios básicos da Escola de Florence?
Como pagar fatura atrasada Ourocard?
Quem é a idol mais famosa do K-pop?
Como é calculado 1 metro de areia?
É possível a declaração incidental de inconstitucionalidade em ação popular?