A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.
A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. ... A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,...
Confira a seguir os principais tipos de intertextualidade: Epígrafe: Um texto inicial que tem como objetivo a abertura de uma narrativa. Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto. ...
Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.
A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.
Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos. Desse modo, ela pode ser utilizada para melhorar uma explicação, apresentar uma crítica, propor uma nova perspectiva, produzir humor etc.
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. Diversos autores utilizam textos já existentes e reconhecidos, chamados de textos fontes, para servir de base às suas novas criações.
Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois é normal que durante o processo da escrita aconteçam relações dialógicas entre o que estamos escrevendo e outros textos previamente lidos por nós.
Intertexto. A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. Para compreender a presença deste mecanismo em um texto, é necessário que a pessoa detenha uma experiência de mundo e um nível cultural ...
Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Ainda está difícil de entender? Veja só um exemplo:
A tradução se insere na esfera da intertextualidade porque o tradutor recria o texto original. A Referência é o ato de se mencionar determinadas obras, de forma direta ou indireta.
Quais são as melhores técnicas de estudo?
Quem foi o maior profeta do cristianismo?
Qual o remédio que foi liberado pela Anvisa para emagrecer?
Quantas pessoas existiam em 1930?
Qual a diferença entre drogaria e farmácia?
Como Abrir PDF sempre no Google?
Qual o melhor horário para tomar o suco seca barriga?
Quais são os 4 deuses primordiais?
Quais são as vantagens e quem deve usar o WhatsApp Business?
O que representa a virtude para Homero?
Como colocar os nervos das costas no lugar?
É normal menstruação após cirurgia?
Qual o sinônimo de triste e solitária?
Que fatores podem ocasionar uma queda de pressão no sistema de lubrificação dos motores?