Para KRESS e VAN LEEUWEN (1996), há três metafunções de um texto multimodal que são elas: a representacional (estrutura narrativa e estrutura conceitual), a interpessoal (contato, distancia social, atitude e modalidade) e a composicional (valor informativo, saliência e moldura).
Dionísio (2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. Isso remete não apenas aos textos escritos, mas também aos orais.
Hoje se fala bastante da necessidade de se trabalhar com textos de linguagens e suportes variados, entre eles os textos multimodais, isto é, textos que misturam diferentes linguagens, como a linguagem verbal e desenhos ou gráficos, por exemplo.
Textos multimodais são caracterizados pela presença da linguagem verbal (oral e/ou escrita) e linguagem não verbal (visual). Entre eles, podemos citar: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.
Os textos multimodais requerem um novo conceito de letramento que enfoque a linguagem visual, ainda que a interpretação seja um processo complexo por incluir diferentes códigos sígnicos e por abranger os múltiplos aspectos que compõem um universo sociocultural.
24 curiosidades que você vai gostar
Sendo assim, cores, imagens, disposição da escrita e das imagens presentes no texto e a formatação textual são características /elementos multimodais, os quais evidenciam a pretensão comunicativa do texto, contribuindo de forma significativa para a elaboração de significado por parte do leitor.
Textos MONOMODAIS priorizam a linguagem verbal, já os textos MULTIMODAIS associam o verbal ao visual.
O internetês é a linguagem utilizada no meio virtual, mais precisamente nas salas de bate papo como orkut, messenger, blogs e outros. Como foi se tornando uma prática na vida de todos, as pessoas que utilizam esses serviços passaram a abreviar as palavras de forma que essas tornaram-se uma configuração padronizada.
Na escrita, a multimodalidade ocorre quando temos o texto escrito incorporado a uma imagem ou outra linguagem visual, como desenhos, fotografias, gráficos, cores, etc. Em relação à manifestação escrita, a própria disposição da escrita no papel já é considerada visual, conforme acentua Dionísio (2005, p.
Pode deixar o shampoo agir no cabelo?
Porque Deus mandou guardar o sábado?
Quantas horas dura a São Silvestre?
Quando se deve tomar vitamina C?
Como saber se tenho genética para câncer?
O que aconteceu com os Estados Unidos após a Guerra Fria?
Qual a especialidade médica que cuida dos músculos?
O que é o Estado no sentido político?
Quais são as principais causas e consequências da degradação ambiental?
Quais os principais meios de infecção hospitalar?
Como aumentar a qualidade de uma imagem TIFF?
Quais as vantagens do alumínio em relação ao aço?
Qual é a melhor lua para pescar na praia?
O que é estatística multivariada?
Como pedir revisão de juros de financiamento Caixa?