A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a instituição afirma que, caso o ritmo de consumo continue o mesmo, em 2050 pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.
Além disso, mais de 800 espécies marinhas já são conhecidas por serem afetadas por poluição plástica. Isso inclui todas as espécies de tartarugas marinhas, que podem ingerir fragmentos do material ou se ferirem, mais de 40% das espécies de cetáceos e 44% por cento das espécies de aves marinhas.
Metais e compostos sintéticos como os bifenilos policlorados (PCBs), têm um efeito tóxico sobre os corais e outras formas de vida marinha. Eles afetam a reprodução, alimentação e crescimento dos corais, o que reduz as opções de habitat para outros organismos.
Conforme ressaltam os pesquisadores envolvidos no estudo, a presença de microplásticos no organismo humano pode afetar a saúde: “acumulados no trato gastrointestinal, esses materiais têm a possibilidade de interferir na resposta imunológica do intestino - além, é claro, do risco proporcional pela absorção de produtos ...
O plástico contém substâncias químicas tóxicas que podem aumentar as chances de doenças e também afetar a reprodução dos animais. Após a ingestão de microplásticos, focas e os animais marinhos podem sofrer por meses, ou mesmo anos, até morrerem.
31 curiosidades que você vai gostar
Os plásticos afetam o nosso planeta de várias maneiras. Um dos principais problemas é o de geralmente serem queimados ao ar livre, o que leva à poluição do ar. Além disso, quando os animais ou os seres humanos inalam o ar contaminado, isso pode afetar o seu bem-estar geral e causar distúrbios respiratórios.
Sacolas plásticas, copos de isopor, garrafas PET, latas, papel, madeira e vidro compõem o lixo marinho, que ameaça uma série de espécies. As estatísticas confirmam. Cerca de 90% das aves marinhas já comeram plástico uma vez na vida. Até 2050, haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes.
Existem várias consequências para o meio ambiente: prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico, contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por pessoas, mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados, águas das praias tornam-se impróprias para o ...
A poluição marinha pode levar uma série de resultados negativos, vejamos alguns deles:Morte dos animais marinhos. ... Problemas gerados para o meio ambiente. ... Desequilíbrios nos ecossistemas marinhos. ... Contaminação de peixes e outros animais marinhos. ... Águas das praias tornam-se impróprias para o banho.
Quanto tempo tenho para fazer um boletim de ocorrência por agressão?
Como fazer a contabilidade de uma SCP?
Quais foram as civilizações mais antigas do mundo?
Quanto tempo demora para tirar a carteira de motorista B?
O que é indutor para engravidar?
O que precisa ter em uma sala de esterilização?
Qual uísque mais caro do mundo?
Qual o item mais indicado para fazer preparação das unhas?
Qual é a vitamina que engorda mais rápido?
O que foi o mundo unipolar e multipolar?
Qual a idade mínima para tomar energético?
Qual o homem com mais esposas no mundo?
Como investir 1 real em Bitcoin?
É verdade que a pomada nistatina tira mancha do rosto?
Para que serve a pomada de Nebacetin?
Como converter milhas em reais?
Quem tem catarata pode dirigir?