Quem pode pedir medidas protetivas de urgência?

Pergunta de Ariana Érika Morais Valente Rodrigues em 27-05-2022
(3 votos)

As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

Quem pode pedir a medida protetiva?

Quem pode pedir a medida protetiva? A mulher que foi vítima de um crime de violência doméstica e familiar pode pedir uma medida protetiva diretamente na Delegacia de Polícia, ou através do Ministério Público e da Defensoria Pública.


É possível retirar uma medida protetiva?

Direto ao ponto, a resposta à pergunta é NÃO. Primeiramente porque as MPU (afastamento do lar, proibição de contato, etc) não são definidas pela vítima, mas sim pelo magistrado (a) responsável pelo caso. Assim, qualquer medida envolvendo a revogação deste ato deverá ser tomada pelo próprio Poder Judiciário.

Quem pode denunciar quebra de medida protetiva?

A justiça pode, a pedido do delegado ou promotor, decretar a prisão preventiva. Isso mesmo, caso o juízo entenda necessário poderá decretar prisão preventiva para o descumpridor das medidas protetivas de urgência.

Precisa de advogado para pedir medida protetiva?

A solicitação das MPUs é o único ato "processual" que NÃO precisa de advogado/defensor público; em todos os demais desdobramentos, é um DIREITO da mulher ser acompanhada por seu representante processual. ... Por meio de ação judicial junto ao Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha: Passo-a-passo


19 curiosidades que você vai gostar

Tem como pedir medida protetiva pela internet?

Como solicitar

Para fazer seu pedido, basta acessar o site do Tribunal de Justiça (www.tjms.jus.br), e, na página inicial, na parte “Serviços Online” clicar em “Protetivas On-line”, que é o último serviço listado.

Como pedir medida protetiva para idoso?

I – encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade; Tal medida está alinhada com o artigo 230 da Constituição Federal, onde dispõe que é dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e assegurar o direito à vida.

Qual a pena para quebra de medida protetiva?

A lei em estudo passa a considerar crime a conduta do agente que descumpre medida protetiva determinada por autoridade judicial. O delito do artigo 24-A prevê pena de detenção de 3 meses a 2 anos. O dispositivo ainda ressalva que sua incidência não exclui a aplicação de outras sanções cabíveis.

O que acontece se quebrar medida protetiva?

Descumprir medida protetiva de urgência é crime. ... Com a mencionada alteração na legislação, o ofensor que desrespeita medida a ele imposta, comete o crime tipificado no artigo 24-A da Lei Maria da Penha e está sujeito a pena de 3 meses a 2 anos de detenção.



Outras questões

Como foi a ocupação e demografia da região Norte?

Como foi que surgiu o Dia do Amigo?

Quem manda na ONU?

Como ser credenciado no Inmetro?

Como foi descoberto o antibiótico penicilina?

Como foi feita a escultura do pensador?

Como jogar bem com a Annie?

Quando foi feita a primeira espada?

O que dar de comer para filhote de Chow Chow?

Como surgiu a teoria da Química Orgânica?

Como que cortar um melão?

Como foi feito a centopéia humana?

Qual é a função do palhaço?

Como ocorreu a regionalização do mundo no período da Guerra Fria?

Como que cuida de cachorrinho?

Como foi construído o Arco de Tito?

Como um paradigma é formado?

Como se pega tuberculose renal?

O que os futuristas valorizavam?

Quando surgiu a internet no mundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com