Quem pode pedir medidas protetivas de urgência?

Pergunta de Ariana Érika Morais Valente Rodrigues em 27-05-2022
(3 votos)

As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.

Quem pode pedir a medida protetiva?

Quem pode pedir a medida protetiva? A mulher que foi vítima de um crime de violência doméstica e familiar pode pedir uma medida protetiva diretamente na Delegacia de Polícia, ou através do Ministério Público e da Defensoria Pública.


É possível retirar uma medida protetiva?

Direto ao ponto, a resposta à pergunta é NÃO. Primeiramente porque as MPU (afastamento do lar, proibição de contato, etc) não são definidas pela vítima, mas sim pelo magistrado (a) responsável pelo caso. Assim, qualquer medida envolvendo a revogação deste ato deverá ser tomada pelo próprio Poder Judiciário.

Quem pode denunciar quebra de medida protetiva?

A justiça pode, a pedido do delegado ou promotor, decretar a prisão preventiva. Isso mesmo, caso o juízo entenda necessário poderá decretar prisão preventiva para o descumpridor das medidas protetivas de urgência.

Precisa de advogado para pedir medida protetiva?

A solicitação das MPUs é o único ato "processual" que NÃO precisa de advogado/defensor público; em todos os demais desdobramentos, é um DIREITO da mulher ser acompanhada por seu representante processual. ... Por meio de ação judicial junto ao Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha: Passo-a-passo


19 curiosidades que você vai gostar

Tem como pedir medida protetiva pela internet?

Como solicitar

Para fazer seu pedido, basta acessar o site do Tribunal de Justiça (www.tjms.jus.br), e, na página inicial, na parte “Serviços Online” clicar em “Protetivas On-line”, que é o último serviço listado.

Como pedir medida protetiva para idoso?

I – encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade; Tal medida está alinhada com o artigo 230 da Constituição Federal, onde dispõe que é dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e assegurar o direito à vida.

Qual a pena para quebra de medida protetiva?

A lei em estudo passa a considerar crime a conduta do agente que descumpre medida protetiva determinada por autoridade judicial. O delito do artigo 24-A prevê pena de detenção de 3 meses a 2 anos. O dispositivo ainda ressalva que sua incidência não exclui a aplicação de outras sanções cabíveis.

O que acontece se quebrar medida protetiva?

Descumprir medida protetiva de urgência é crime. ... Com a mencionada alteração na legislação, o ofensor que desrespeita medida a ele imposta, comete o crime tipificado no artigo 24-A da Lei Maria da Penha e está sujeito a pena de 3 meses a 2 anos de detenção.



Outras questões

Como ser credenciado pela Caixa?

Como utilizar a máquina de café Nespresso?

Como limpar os palmitos?

Como funciona a máquina de lavar Eletrolux de 11kg?

Como se cadastrar na Unimed Odonto?

Como usar camisa oversized?

Como é feito o diagnóstico de brucelose?

Como criar um texto 3D no Promob?

É possível produzir antimatéria?

Qual o telefone da rodoviária Tietê São Paulo?

Como limpar o bico intermediário?

Qual a forma correta de cortar queijo?

Como usar calça jeans clochard?

Como o lavrador cuida da videira?

O que vem a ser uma súmula vinculante?

Para que serve a cadeira higiênica?

Como passar o feijão do algodao para terra?

Como usar To know?

Como usar caixa de seleção Google Forms?

Como combinar óculos de grau com brincos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com