12 de maio de 2021 Conhecido também como diferencial de alíquotas ou “Difal”, o imposto consiste no valor a ser pago pelo contribuinte que adquire produto ou serviço de outro estado da federação e se vê obrigado a pagar o valor do diferencial entre a alíquota interna e a alíquota interestadual de ICMS.
Ou seja, para mercadorias que tem origem e destino dentro da mesma unidade federal. Para saber quanto você deve pagar de ICMS é bem simples. Basta multiplicar o valor da mercadoria, pela alíquota do imposto, e depois dividir o resultado por 100.
2016: 60% do valor para o estado de origem e 40% para o de destino; 2017: 40% para o estado de origem e 60% para o de destino; 2018: 20% para o estado de origem e 80% para o de destino; a partir de 2019: 100% do DIFAL para o estado de destino.
Geralmente os Estados obrigam o contribuinte a recolher o ICMS das operações posteriores, quando a mercadoria entra no território do Estado adquirente.
O ICMS relativo à entrada, neste Estado, de mercadoria ou bem procedentes de outra Unidade da Federação, referentes à antecipação tributária com ou sem substituição, calculados pela Sefaz, são cobrados no Extrato de Notas Fiscais, também conhecido como “extrato fronteiras".
24 curiosidades que você vai gostar
A antecipação tributária refere-se à retenção antecipada do ICMS. Antes da ocorrência do fato gerador, o contribuinte deve fazer o recolhimento do imposto para somente depois efetivar a venda das mercadorias. É a antecipação de uma obrigação, portanto, quando a venda for realizada, o imposto já terá sido recolhido.
O imposto sobre circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, o ICMS, é de competência estadual e incide em diversas operações, principalmente em compras e vendas de produtos.
O recolhimento do ICMS ST deve ser realizado por aquele contribuinte que estiver caracterizado como responsável naquela situação de substituição, ou seja, pode ser o remetente ou o destinatário, conforme o caso.
> O MEI deverá se dirigir a uma repartição da Receita Estadual, mais próxima, para efetuar o recolhimento do imposto, no mês subsequente as compras, verificando a data limite para o pagamento. Caso não seja pago será gerado juros e multas.
O que é o Guia de Recolhimento do FGTS?
Qual a diferença entre um circuito em série e em paralelo?
Porque Jerusalém foi destruída em 70 DC?
Qual é o sinônimo da palavra intensa?
Quais são os cinco principais grupos de hormônios vegetais?
Como apagar vários Contatos de uma vez Motorola?
Qual é a diferença entre a palavra entrarão e entraram?
Como é que se escreve ovo em inglês?
Qual o clima predominante na Região Sul do Brasil e quais as principais características?
Qual é a diferença entre comprador e vendedor?
Quantos mosquitos engolimos por ano?
Qual a erva para limpeza espiritual?
Quais recursos cabem no Juizado Especial?
Quais são as consequências da falta de flexibilidade cognitiva?