O que é imposto de fronteira?

Pergunta de Verónica Baptista em 31-05-2022
(72 votos)

12 de maio de 2021 Conhecido também como diferencial de alíquotas ou “Difal”, o imposto consiste no valor a ser pago pelo contribuinte que adquire produto ou serviço de outro estado da federação e se vê obrigado a pagar o valor do diferencial entre a alíquota interna e a alíquota interestadual de ICMS.

Como calcular o imposto de fronteira?

Ou seja, para mercadorias que tem origem e destino dentro da mesma unidade federal. Para saber quanto você deve pagar de ICMS é bem simples. Basta multiplicar o valor da mercadoria, pela alíquota do imposto, e depois dividir o resultado por 100.


Qual o valor do imposto de fronteira?

2016: 60% do valor para o estado de origem e 40% para o de destino; 2017: 40% para o estado de origem e 60% para o de destino; 2018: 20% para o estado de origem e 80% para o de destino; a partir de 2019: 100% do DIFAL para o estado de destino.

Quem paga o ICMS fronteira?

Geralmente os Estados obrigam o contribuinte a recolher o ICMS das operações posteriores, quando a mercadoria entra no território do Estado adquirente.

Como funciona o ICMS fronteira?

O ICMS relativo à entrada, neste Estado, de mercadoria ou bem procedentes de outra Unidade da Federação, referentes à antecipação tributária com ou sem substituição, calculados pela Sefaz, são cobrados no Extrato de Notas Fiscais, também conhecido como “extrato fronteiras".

Entendendo o Imposto de fronteira.


24 curiosidades que você vai gostar

Quando devo pagar o ICMS antecipado?

A antecipação tributária refere-se à retenção antecipada do ICMS. Antes da ocorrência do fato gerador, o contribuinte deve fazer o recolhimento do imposto para somente depois efetivar a venda das mercadorias. É a antecipação de uma obrigação, portanto, quando a venda for realizada, o imposto já terá sido recolhido.

O que é ICMS Simples Nacional fronteira?

O imposto sobre circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, o ICMS, é de competência estadual e incide em diversas operações, principalmente em compras e vendas de produtos.

Quem recolhe o ICMS ST interestadual?

O recolhimento do ICMS ST deve ser realizado por aquele contribuinte que estiver caracterizado como responsável naquela situação de substituição, ou seja, pode ser o remetente ou o destinatário, conforme o caso.

Como pagar imposto de fronteira MEI?

> O MEI deverá se dirigir a uma repartição da Receita Estadual, mais próxima, para efetuar o recolhimento do imposto, no mês subsequente as compras, verificando a data limite para o pagamento. Caso não seja pago será gerado juros e multas.



Outras questões

Como mandar mensagem para todos membros de um grupo?

Como recusar uma proposta de parceria?

Como enviar uma carta por correio?

Como mandar morango na lancheira?

Como colocar uma imagem dentro de uma célula no Excel?

Como entrar em contato com a Amazon por E-mail?

O que aumenta a massa cinzenta do cérebro?

Qual a melhor maneira de lixar paredes?

Como inserir imagem em célula do Excel?

Que horas tomar gliclazida?

Como colocar imagem definitiva no AutoCAD?

Para que serve o comprimido de Neozine?

Que horas tomar Verisol?

Como usar a folha da fortuna?

Como fazer o rythm tocar música?

Como colocar uma imagem dentro do CAD?

Quanto tempo leva para fazer efeito do simeticona?

Que horas tomar Tanisea?

Para que serve o Voltaren 100 mg?

Quem toma Venvanse emagrece?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com