As fossas sépticas ou séticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas.
A fossa seca constitui-se de uma escavação feita no terreno, com ou sem revestimento, a depender da coesão do solo, de uma laje de tampa com um orifício que serve de piso e de uma casinha para sua proteção e abrigo do usuário.
O principal objetivo da fossa é receber e armazenar os esgotos por um determinado período de tempo. Assim, os sólidos se sedimentam no fundo da estrutura e a gordura contida no esgoto fica retida.
As fossas rudimentares (fossa "negra", poço, buraco, etc.), consistem basicamente em um buraco no solo, para onde são direcionados os dejetos sem tratamento. Não conta com nenhum tipo de tratamento do efluente; O efluente não tratado infiltra no solo, contaminando o solo e o lençol freático.
Do ponto de vista ambiental, trata-se de uma ótima solução pois evita o uso excessivo de fertilizantes químicos comerciais e ainda protege o meio ambiente (rios, lagos, lençol freático e solo).
45 curiosidades que você vai gostar
Por ser mais utilizada na zona rural (por não ter tratamento de esgoto), a fossa séptica atua purificando a água vinda dos vasos sanitários para ser devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental.
A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.
Fossa séptica: Ela é construída de cimento ou alvenaria e consiste em uma cavidade que represa o esgoto para que ele seja consumido por bactérias. ... Fossa negra: Esse modelo é mais rústico traz mais riscos ao local. Escavada diretamente no terreno, ela não possui revestimentos.
A fossa negra é proibida em diversos municípios e Estados brasileiros devido aos riscos ao meio ambiente que elas representam.
A diferença entre uma fossa séptica e uma fossa negra reside no fato de que a primeira é considerada uma estação primária de tratamento de esgoto, ou seja, aqui os dejetos não entram em contato direto com o solo ou lençol freático, antes desse contato acontecer no sumidouro, o esgoto tem sua parte sólida separada de ...
As fossas funcionam como um tanque enterrado que recebe os esgotos e inicia o processo de purificação da parte líquida do efluente. Por isso, é necessário que os efluentes sejam filtrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação.
A fossa é fundamental para evitar doenças como diarreia, giardíase, febre tifóide, lombriga, leptospirose, cólera, hepatite e outras. Essas enfermidades surgem quando a água ou o esgoto não passam pelo devido tratamento de limpeza para eliminar os agentes patogênicos.
Como funciona o processo? O sumidouro é uma espécie de tanque instalado ao lado da fossa. Nele ocorre a etapa final do processo de tratamento primário do esgoto: o líquido é reaproveitado ou devolvido ao meio ambiente. Depois deste processo, o líquido é depositado no sumidouro.
A fossa seca é um dos tipos de fossas que mais comuns, tendo feito parte de muitas áreas rurais e até urbanas há não muito tempo atrás.
Assim, ela deve estar localizada a 1,5 metro de outras construções, como prédios e casas, além de estar distante dos sumidouros, das valas e das extensões do fornecimento de água de um prédio, por exemplo.
Tipos de fossas e para que servemFossa Séptica: A fossa séptica é um tanque impermeável onde os esgotos brutos (não tratados) permanecem por algumas horas, antes de serem lançados no solo ou numa rede de coleta. ... Fossa Sumidouro: ... Fossa Seca: ... Fossa Absorvente: ... Campo de Absorção: ... Fossa de Pedra:
Para desativar uma fossa negra, o é recomendado o uso de cal. Depois, é fechar o buraco com terra. Num prazo de 30 a 60 dias, essa fossa negra desativada deixará de poluir o solo com vermes, bactérias e protozoários.
Por isso, busque sempre manter a fossa limpa. Um ponto importante a ser lembrando é que você sempre deve evitar plantar árvores com raízes profundas próximas da fossa da sua casa. ... As árvores de raízes profundas podem crescer muito e danificar a fossa séptica do imóvel prejudicando todo o seu sistema de esgoto.
Os microorganismos na terra ficam a uma profundidade de até 40 centímetros. Quanto maior a profundidade, mais vai rarear a quantidade de microorganismos. Por essa razão, o solo contamina-se e, em consequência, o lençol freático e tudo que estiver próximo ao local fica comprometido, como, por exemplo, uma horta.
O que é Fossa Séptica:
A fossa séptica consta de três recintos interligados. ... As fossas sépticas vieram substituir a fossa negra (fossa rudimentar), um buraco na terra que recebe todos os dejetos sem qualquer tratamento.
Nesse caso, as pessoas cavam poços no fundo do quintal. O poço consiste em um buraco com cerca de 1 a 2 metros de diâmetro e com profundidade que dependerá do aparecimento de água da região. Para cavar um poço não pode ser em qualquer lugar. Ele deve ficar bem afastado da fossa e de depósitos de lixo.
Ela pode ser feita com alvenaria ou utilizando materiais pré-moldados, que precisam apenas da ajuda de um profissional especializado para a instalação. O valor médio a ser cobrado para a produção de uma fossa séptica padrão está na casa dos 7 mil reais, contando material e mão de obra.
– Primeiramente, para limpar, o ideal é escolher um dia na qual ela não irá receber resíduos. – Abra a fossa, saia de perto e a deixe respirar por alguns minutos. – Utilize uma bomba para fluídos, pode ser manual, elétrica ou de sucção. – Arrume um local para transportar e colocar o resíduo retirado.
A saturação do solo pode demorar vários anos para acontecer ou mesmo nunca acontecer quando o solo é bem drenável e seco. Porém dependendo do terreno em poucos anos o solo pode saturar e não escoar mais a água de dentro da fossa. Quando isso acontece a fossa passa a encher muito rápido, pois a água.
E isso vai acontecer bem na sua fossa. ... Porém essas bactérias podem morrer graças a algumas coisas como: álcool, água sanitária, cloro, dessa forma a fossa para de funcionar e os resíduos acabam se acumulando. O maior inimigo dessas bactérias é a lixívia, que pode matar as bactérias mesmo em baixas concentrações.
Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF?
Como se deu a evolução das redes sociais ao longo dos anos?
Como se contam os prazos em processo penal?
O que as lojas fazem com as roupas que não vendem?
Como ver a lista de espera da UFRJ 2021?
Como se despedir em uma ligação?
Como se constrói uma comunidade forte?
Como o Reino dos hebreus foi dividido?
O que altera no exame de urina quando se tem infecção?
Como se contrai a tuberculose?
Como maturar o queijo parmesão?
Como ocorreu a formação do Estado francês?
Como se tornar um cliente Personalité?
O que é uma formação de cartel?
Quem é o Idol mais bonito do K-pop?
Como se deu o surgimento e a evolução do conhecimento científico?