No processo penal contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem. Como se vê, portanto, a contagem do prazo processual penal tem início na data da intimação das partes.
A contagem de prazo penal está no artigo 10 do Código Penal que reza: “O dia do começo inclui-se do cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum”.
Oferecida a denúncia ou queixa, o juiz ordena a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 dias. Percebe-se que na contagem do prazo não se leva em consideração o primeiro dia, o da citação, mas leva em consideração o último dia do prazo.
A tabela de prazos processuais no CPP
Hipótese | Prazo |
---|---|
Defesa preliminar nos crimes da Lei de Tóxico | 10 dias |
Prisão temporária | 5 dias + 5 dias, e, se for hediondo 30 dias + 30 dias (art. 2º, §4º, da Lei 8.072/1990) |
RECURSOS | Prazo |
Recurso em sentido estrito | 5 dias (petição) / 2 dias (razões) |
366 dias
O ano terá 3 dias”. Ocorre que, no que diz respeito a contagem de prazos, o art. 10 do CP estabelece regra diversa daquela existente no § 1º do art. 798 do Código de Processo Penal (CPP), que assim reza:“Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento”.
Para fins de contagem de prazo penal, inclui-se o dia começo e despreza-se o último dia. ... O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. Decadência e prescrição.
Os prazos processuais são contados apenas em dias úteis, excluindo os fins de semanas e feriados. O Novo CPC fixou a contagem dos prazos apenas dias úteis, conforme disposto no art. 219. Essa determinação acaba por excluir, portanto, os sábados, os domingos, os feriados e os dias em que não houver expediente forense (art. 216, CPC/2015).
O prazo processual se distingue do prazo material por estar associado diretamente à existência prévia de um processo. A diferença pode parecer clara, mas, na prática, percebemos que definir os prazos como processuais ou materiais pode confundir e muito os profissionais do Direito.
Os prazos são algo inerente à advocacia. Não há, então, como fugir deles. As especificidades de cada área do Direito podem dificultar a contagem correta. E, sobretudo no Direito Penal, isto pode trazer graves consequências; Contudo, os prazos processuais não precisam ser o vilão do Direito.
Os prazos processuais e sua respectiva forma de contagem estão elencados no artigo 218 e seguintes do Código de Processo Civil. O novo CPC dispõe que, além da contagem de prazos em dias úteis, os prazos também ficam suspensos entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro.
Como resetar o MacBook Pro de fábrica?
Como retirar a senha de administrador do Windows 8?
Qual o prazo para dar entrada no auxílio-funeral?
Como resetar a rede da impressora?
O que fazer para acelerar o parto com 38 semanas?
Como formatar Android pelo botão?
Como resetar placa Rossi kx30fs?
Como resetar a senha da impressora HP 2546?
Como resetar o roteador da Intelbras?
Como resetar Wi-fi da impressora Epson?
Como deletar todas as contas do Outlook?
Como adicionar participantes no grupo de WhatsApp?
Como imprimir a capa de um livro?
Como juntar dois textos no Excel?
Como fazer um closet dentro do seu quarto?
Como disfarçar espaço entre os dentes?
Quais as principais alterações encontradas nos pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico?