Responsável por concentrar metade da população brasileira, o litoral representa uma das principais fontes de riquezas do País. O mar rende R$ 2 trilhões por ano, o equivalente a 19% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos) nacional.
Em resumo, o modal marítimo é o mais importante modal da sociedade moderna, possuindo maior capacidade de carga que qualquer outro meio de transporte, onde as tarifas de fretes são as mais competitivas e que possui alta flexibilidade de transporte, visto a sua abrangência mundial.
Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional.
1.1. O Transporte Marítimo. O transporte marítimo é fundamental para as transações comerciais em um mundo globalizado e não pode ter sua importância subestimada, uma vez que é responsável por 80% do comércio global, em volume, e mais de 70%, em valor (ONU, 2013).
Seja costeiro, de cabotagem ou de longo curso, atualmente o transporte marítimo é responsável pela movimentação de 80% de todas as cargas do comércio mundial. Para tanto, existe uma frota de quase cem mil embarcações — que transportam diferentes tipos de cargas, desde grãos a veículos.
16 curiosidades que você vai gostar
Os transportes são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento das sociedades, o que torna fundamental a compreensão desse tema nos dias atuais. Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro.
Transporte marítimo é o que é feito por qualquer tipo de embarcação (canoa, navio, fragata e submarino, entre outras) planejada para navegar nos mares, Seu objetivo é transportar algo, sejam pessoas, sejam mercadorias e produtos.
Na história mundial, foram as navegações que permitiram o desenvolvimento e colonização dos países. Contando com um preço inferior e maior eficiência, é o transporte marítimo que garante a relação entre os países para que vendam e comprem o que precisam. ...
VantagensSegurança. Esse tipo de deslocamento de mercadorias oferece menor risco de roubos e desvios de carga quando comparado com o transporte em rodovias.Alta capacidade de carga. ... Reduzido impacto no meio ambiente. ... Baixo consumo energético. ... Benefícios sociais. ... Lentidão. ... Rotas limitadas. ... Elevados preços dos combustíveis.
Vantagens e desvantagensMenor custo de frete, por consumir menos combustível e a poder ser dividido em uma quantidade maior de mercadoria;Mais seguro a ataques ou roubos;Pode transportar grande quantidade de carga;Percorre longas distâncias;Transporta qualquer tipo de mercadoria;
Hoje o transporte marítimo responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário, por 65%. Além disso, 70% da carga transportada por navios na costa brasileira são derivados de petróleo. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Os portos são estratégicos para o país porque constituem uma das principais infra-estruturas de apoio ao comércio exterior e por eles passam cerca de 95% das mercadorias que são comercializadas além das fronteiras.
O porto é considerado um elo na cadeia de transporte, sendo assim, sua principal finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma região através do escoamento de pessoas, de bens e de mercadorias e, assim, movimentar a economia.
Apesar disso, a atividade econômica mais importante era o comércio marítimo, pois os cretenses tiveram um grande domínio sobre o mar Egeu e tiveram contatos importantes com outros povos. Os cretenses importavam e exportavam itens de diversos locais, como Chipre, Egito, Grécia Continental etc.
Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.
Durante séculos foram inúmeras as caravanas e agências de transporte que traziam e levavam produtos entre o Ocidente e o Oriente. Não apenas movimentou produtos, como também serviu como troca de ideias e de conhecimento.
Principais vantagens e desvantagens do modal ferroviário
Baixo custo, uma vez que os combustíveis e taxas envolvem menos gastos; Alta capacidade de carga em comparação a outros tipos de modais de transporte; Mais segurança, com pouca incidência de roubos e menos possibilidades de acidentes.
baixa capacidade de carga; alcance de pouca distância em comparação ao tempo gasto com o transporte; maiores chances de extravio de carga, devido a roubos e acidentes.
No tocante as desvantagens do transporte marítimo, podemos citar o tempo elevado de entrega de mercadorias, uma vez que passa pelos portos e alfândegas, distantes dos centros de produção e muitas vezes congestionados, além das chances de danos nas cargas transportadas.
Confira o ranking dos 10 maiores portos do mundo: Xangai (China) - 42.010.200. Cingapura (Cingapura) - 36.599.300. Ningbo-Zhoushan (China) - 26.351.000. Shenzhen (China) - 25.740.000. Guangzhou (China) - 21.922.100. Busan(Coreia do Sul) - 21.663.000. Hong Kong (China) - 19.596.000.
O Porto de Santos é um dos pilares da infraestrutura nacional, com terminais que recebem mercadorias de todo o país, movimentando uma parcela significativa das exportações e importações brasileiras.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químico, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc.
O que é meio de transporte marítimo? Podemos definir o transporte marítimo como aquele que é exercido por todo tipo de embarcação — fragata, navio, canoa, submarino, entre outros — navegável pelos mares. O foco desse modal é transportar os mais variados tipos de produtos, mercadorias, equipamentos e pessoas.
OS MEIOS DE TRANSPORTE AQUÁTICOS SE MOVEM PELAS ÁGUAS DO MAR, DOS RIOS E LAGOAS, COMO OS BARCOS, NAVIOS, CANOAS E LANCHAS. NO BRASIL, ONDE EXISTEM REGIÕES CORTADAS POR GRANDES RIOS, O TRANSPORTE AQUÁTICO É FUNDAMENTAL PARA O DESLOCAMENTO DE PESSOAS, PRODUTOS E ANIMAIS.
Quanto à mobilidade urbana, os coletivos colaboram para o desenvolvimento das cidades ao ocupar menos espaços nas vias e transportar mais passageiros. Esses fatores, consequentemente, contribuem para a redução dos níveis de congestionamentos no trânsito.
Por que o lazer é uma atividade de extrema importância para o ser humano?
Quais os produtos mais vendidos na internet 2020?
Qual o consumo do Gol 1.6 motor ap?
Quantas calorias tem 30 gramas de arroz integral?
Quando o óleo do carro está escuro?
O que se compra com 1 dólar na Venezuela?
Quando as meninas foram liberadas para frequentar a escola?
Quais são as competências da COAF?
Que horas o Expresso de Hogwarts chega em Hogwarts?
O que é compressão na mecânica?
Qual suco é bom para ansiedade?
Quando começa o frio em SP 2022?
Qual a diferença entre caminhão truck e toco?
O que eu preciso para abrir uma loja?
O que é mais resistente quartzo ou granito?